Imagem de background

O que você precisa saber sobre a NBR 14718?

14 de junho de 2023

Guarda-corpo ou parapeito, não importa o nome que você use. O fato é que a NBR 14718 dita todas as regras sobre o uso e a instalação dessas estruturas, que garantem a segurança de quem transita em locais altos. Logo, essa Norma é muito importante e pode salvar vidas.

Este é um texto criado para diversos públicos, do comprador (que precisa saber os requisitos para fazer um

a compra responsável) ao consumidor-final (que está cada vez mais atento ao mercado da construção).

E, inclusive, os profissionais da área, que devem seguir as orientações da Associação Brasileira das Normas Técnicas (ABNT), que cria as NBRs (Normas Brasileiras) para auxiliar as empresas do setor durante a execução das obras.

Neste texto, você terá acesso aos seguintes tópicos:

  • O que são guarda-corpos;
  • Qual a NBR para guarda-corpo;
  • Os ensaios de esforços estáticos;
  • O guarda-corpo com viés arquitetônico;
  • A manutenção dos guarda-corpos.

O que são guarda-corpos e o que tem a ver com a NBR 14718?

Os guarda-corpos são estruturas para proteção das pessoas que circulam por locais onde há o risco de queda. E a NBR 14718 é a regra que traz referências técnicas para a construção dessas estruturas. 

Estruturas essas comuns em prédios e edifícios, além de serem possíveis em ambientes familiares que possuem altura, como piscinas ou decks.

Atualmente, o material mais usado para fabricar um guarda-corpo é o alumínio. Inclusive, com a combinação e vedação do vidro, cria-se um produto muito importante para a segurança das pessoas e dos animais, além de ter um diferencial voltado para a arquitetura do ambiente.

Outros materiais também podem servir para a criação de um guarda-corpo, como alvenaria, ferro e a madeira. O importante na hora de escolher o tipo de estrutura que será usado, é considerar o projeto do imóvel e as regras do setor. É aí que entra a ABNT NBR 14718.

Antes de terminar esse tópico, vale a curiosidade. A Norma traz referências para todos os tipos de guarda-corpos, ou seja, tudo o que é considerado um elemento construtivo de proteção para sacadas, escadas, etc. Entre os exemplos, temos:

  • Gradil – Guarda-corpos feito de perfis e configuração de grade;
  • Mezanino – É como um gradil;
  • Montante – Elementos verticais que formam um guarda-corpos;
  • Travessa – Perfil com elementos horizontais ou inclinados de guarda-corpos;
  • Peitoril – Travessa acima do guarda-corpo;
  • Ancoragem – Sistema de fixação do guarda-corpo.

Por outro lado, importa saber que até alguns anos a Norma não se aplicava a guarda-corpos usados em passarelas urbanas. Sejam em ruas ou avenidas e, até mesmo, em ginásios esportivos ou locais de festas.

Porém, na nova atualização do texto, que aconteceu em 2019, a Norma passou a ser válida para todos os guarda-corpos usados em edificações que tenham desníveis acima de 1 metro, como em estádios e aeroportos.

Qual a NBR para guarda-corpo?

A NBR para guarda-corpos é a de número 14718. Ela foi criada em 2001 e revisada em 2008 e também em 2019. As atualizações se deram pelo questionamento da viabilidade prática, do desempenho e da implementação das estruturas.

 

Saiba o que significa uma NBR na construção civil

 

Atualmente, a principal recomendação é que os guarda-corpos sejam utilizados em locais onde há trânsito de pessoas com altura acima de 1 metro do nível inferior. Entre os exemplos: varandas; rampas; escadas; decks; terraços; e assim por diante.

Separamos as principais características da NBR 14718:

  • Altura do guarda-corpos – Pelo menos, 1,1 m;
  • Desnível – Acima de 20 cm, inclui-se o prolongamento do guarda-corpos;
  • Ancoragem – Deve haver fixação adequada com ancoragem;
  • Espaçamento – Para perfis não paralelos: 0,25 m X 0,11 m X 0,11 m.

Outra mudança que aconteceu após a atualização é que agora, em ambientes externos, a instalação das estruturas deve ser feita com base no cálculo da ação dos ventos. O que, então, precisa ser mensurado a partir de outra Norma, a NBR 10821.

Os ensaios de esforços estáticos

Mais uma característica que vale a pena trazer com mais detalhes é a dos ensaios de esforço estático, recomendada pela NBR 14718 também. O objetivo é garantir que as estruturas ofereçam proteção às pessoas contra o risco de queda acidental. Existem vários ensaios que devem ser feitos.

Um dos mais conhecidos é o de esforço horizontal, onde há a aplicação de cargas sobre o sistema e se mede o deslocamento ou deformação que pode ter acontecido. Simula várias pessoas aglomeradas no mesmo local. Outro é o de esforço vertical, que imita a situação em que as pessoas apoiam os braços sobre a estrutura.

Ambos são importantes como normas de desempenho. Eles são considerados testes destrutivos, portanto, devem ser feitos com protótipos e nunca nas estruturas instaladas para uso definitivo nas obras.

Ah, e se você ficou curioso, o ensaio do esforço horizontal não deve ter:

  • Deformação de 25 mm ou mais na aplicação da carga de uso;
  • Mais do que 3 mm na leitura de deformação residual;
  • Deformação de 150 mm na aplicação da carga de segurança.

Quanto ao ensaio do esforço vertical, ele não pode ter:

  • Deformação de 20 mm ou mais sob carga de uso;
  • Mais de 8 mm ou mais de deformação residual;
  • O protótipo não pode ter ruptura e nem afrouxamento.

Os produtos ESAF e a NBR 14718

A ESAF é uma fabricante de esquadrias de alumínio, referência no setor, totalmente normatizada. Com mais de 40 anos no mercado, faz parte do Programa Setorial de Qualidade de Portas e Janelas de Correr de Alumínio e do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat.

Além disso, está conforme a Norma ISO 9001:2015, que avalia a qualidade dos processos internos de uma empresa. A ESAF faz parte das parceiras da Pro Acústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica). Sem contar que somos uma fabricante que atende a todas as Normas Brasileiras do setor construtivo.

Por exemplo, a NBR 10821 (Esquadrias para Edificações), a NBR 15575 (Edificações Habitacionais) e a NBR 14718 (Guarda-corpos para Edificações), entre outras. Todas essas garantias são importantes para os clientes que buscam um fornecedor confiável e com credibilidade.

O guarda-corpo com viés arquitetônico

O uso dessa estrutura em alumínio é muito interessante, também, na questão da arquitetura – e não somente na segurança. Logo, tem sido objeto de estudo de muitos arquitetos e engenheiros que prezam por um empreendimento diferenciado e com mais visibilidade.

Um exemplo de como a NBR 14718 colabora com isso é que, a partir das novas revisões, ficou determinado que os materiais usados devem ter cuidados e incorporados, como a proteção contra oxidação. Por isso, guarda-corpos de alumínio tem sido a melhor solução.

A manutenção dos guarda-corpos

A NBR menciona que a fabricação das estruturas fica por conta dos fornecedores das construtoras e empresas responsáveis; mas, a manutenção é um cuidado que tem que acontecer por parte dos usuários.

Eles devem verificar se há danos ou defeitos em componentes durante o uso. Isso porque acontecer em casos de acidentes ou ação dos ventos, considerando haver o desgaste natural da estrutura. Para todo caso, é preciso contratar uma manutenção corretiva.

Outras NBRs da construção civil para conhecer

Se você se interessou pelo tema da NBR dos guarda-corpos, talvez também tenha interesse em outras Normas importantíssimas para as novas construções.