Imagem de background

Saiba tudo sobre a manutenção de esquadrias de alumínio

26 de outubro de 2022

É indiscutível o fato de que esse tipo de material é um dos mais duráveis do mundo. Por isso, ele é tão comum na construção civil. O que nem todo mundo sabe é que a manutenção de esquadrias de alumínio faz com que a durabilidade de portas e janelas seja ainda maior.

A instalação desses produtos precisa ser feita de modo cauteloso, o que vai desde o conhecimento das normas atuais até a limpeza. O texto de hoje é para falar sobre o que deve ser feito depois da instalação, quando as esquadrias já estão em uso.

Por que fazer a manutenção de esquadrias de alumínio

O principal objetivo desse cuidado é manter as estruturas metálicas em bom estado. Ainda que as peças de alumínio tenham durabilidade superior aos outros materiais, elas podem sofrer o desgaste natural, que é comum com o passar dos anos.

Além da incidência direta de raios solares e chuvas, as esquadrias também ficam expostas a agentes naturalmente agressivos e outras intempéries. Sendo que a manutenção preventiva vai de encontro com a preservação de tais produtos.

É nesse serviço que se pode conseguir resultados como: eliminação de manchas e sujeiras, melhorias na aparência dos imóveis e, consequentemente, a valorização do lugar.  

Só que a maior vantagem está em garantir que a esquadria funcione corretamente.

Então, realiza-se testes para saber como está sendo o processo de abertura e fechamento da janela ou da porta. Ao passo que se for necessário pode haver a limpeza de poeira nos trilhos, troca de peças ou acessórios e assim por diante.

Há ainda outro benefício da manutenção preventiva das esquadrias de alumínio: a vedação. Isso porque ela permite que se descubra os motivos pelas entradas de água, vento, luz ou pó no ambiente interno, quando isso acontece. 

O resultado é o aumento do conforto térmico.

A NBR 10.821 para edificações

Mais um dos motivos para fazer a manutenção de esquadrias de alumínio é o fato de que essa atividade está descrita na norma NBR 10.821, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que diz sobre “esquadrias para edificações”.

Ela entrou em vigor no ano de 2011 e tem várias revisões. O fato é que se tornou tão importante para o mercado que hoje é usado como critério para análise de fornecedores.

Os tipos de manutenção em esquadrias de alumínio

Hoje em dia, os especialistas diferenciam dois tipos de manutenções que são possíveis de serem feitas nesse tipo de estrutura: a preventiva e a corretiva. 

E há outro menos comum, focado no retrofit – vamos explicar mais sobre isso no fim do artigo.

A manutenção preventiva em esquadrias de alumínio deve acontecer de modo periódico, com o objetivo de se evitar a corretiva. Então, o profissional vai avaliar a estrutura, os processos e assegurar de que elas estão funcionando corretamente.

A manutenção corretiva em esquadrias de alumínio é mais cara, apesar de ser a única saída em algumas situações. O foco está no conserto ou troca imediata das peças. O profissional tem que encontrar soluções para que elas voltem a funcionar.

Com base nessas explicações fica fácil entender porque se recomenda que todo lugar que tenha esquadrias de alumínio apoie-se no preventivo. Ele traz vantagens como o fato de evitar quebras ou falhas que exigirão o conserto mais caro.

Como fazer a manutenção preventiva de esquadrias

Cada empresa ou profissional contratado para fazer esse serviço pode ter o seu próprio checklist de serviços que serão feitos durante a atividade. 

De um modo geral, eles seguem os pontos mais importantes que vão dizer sobre o funcionamento das esquadrias.

  • Avaliação do processo abertura e fechamento
  • Avaliação dos componentes das esquadrias
  • Revisão da vedação das estruturas metálicas
  • Limpeza com finalidade de remoção de sujeiras e poeiras
  • Limpeza com foco no visual, como a remoção de manchas
  • Restauração de partes mecânicas
  • Consertos de peças ou acessórios
  • Trocas de peças ou acessórios

Sendo assim, vale mencionar que a troca de peças ou conserto vão depender de uma primeira avaliação que é feita. Um exemplo vem do fato de que uma simples limpeza de sujeira pode solucionar a não abertura da janela. Em outros casos, pode ser preciso trocar peças.

Aliás, as limpezas, que garantem a conservação das esquadrias, podem acontecer de formas: corretivas, preventivas, periódicas ou de acabamentos. Sem contar que o uso de produtos deve ser cauteloso. Os maiores fabricantes recomendam apenas água e sabão neutro.

As atividades devem ser feitas por um profissional especializado nesse tipo de material. Por isso, a escolha dos prestadores de serviços acaba sendo terceirizada por uma empresa de manutenção, que conta com equipes experientes nas tarefas.

Os erros mais comuns na manutenção de esquadrias

Hoje em dia, os erros que são mais comuns nas manutenções em esquadrias têm a ver com o fato de que muita gente tenta fazer essa atividade por conta própria. Assim, se esquecem de seguir as orientações das ABNT e dos fabricantes.

Por exemplo, a higienização deve ser feita apenas com água e sabão neutro, além de que o uso permitido é apenas de esponjas macias. O uso de detergentes com saponáceos, esponjas de aço ou material abrasivo podem causar efeito contrário ao da limpeza.

O uso de ácidos ou alcalinos faz com que a anodização perca o seu efeito e o acabamento fique opaco. A vaselina ou derivados do petróleo fazem com que as borrachas ressequem, prejudicando a vedação. Essas são algumas das ações não recomendadas.

Quando fazer a manutenção preventiva em esquadrias

Para que se evite a necessidade de manutenções corretivas e mantenha o bom funcionamento das esquadrias, as fabricantes recomendam a preventiva anualmente.

Assim, a cada ano é interessante que se inspecione a integridade física, a ocorrência de vazamentos, os orifícios dos trilhos e outros detalhes.

Com relação às garantias, a maioria possui um período de 2 anos. É o caso de quando há problemas com o desempenho do material (falha de fabricação), com instalação ou com a vedação. 

Já no caso de falhas com a integridade do material a garantia é de 5 anos.

A manutenção de esquadrias de alumínio com foco no retrofit

Retrofit é uma técnica de revitalização de construções e empreendimentos. De maneira resumida, o principal objetivo está em transformar edifícios de séculos passados em lugares mais modernos e atendendo as necessidades atuais.

Então, em projetos de retrofit, as esquadrias entram na lista de elementos a serem verificados. Geralmente, os responsáveis aconselham a troca das estruturas antigas pelas mais novas. Ao invés do aço, que é pesado, o alumínio se torna uma solução contemporânea e com bom custo-benefício.

Para que esse aconselhamento seja dado, o responsável pela manutenção deve avaliar as possíveis patologias da instalação antiga. Ou até mesmo a possibilidade de se ter um melhor desempenho com a substituição das janelas e das portas que estão desgastadas.

Um exemplo comum vem das infiltrações. E há vários motivos para que isso aconteça em construções antigas.

O fato é que as esquadrias de alumínio passam por várias etapas de produção, onde os perfis e cortes são perfeitamente encaixados e selados. Com isso, se evita as possíveis frestas que poderiam causar futuras infiltrações.