Imagem de background

O que é NBR 10821 – conheça a NBR das esquadrias de alumínio

19 de setembro de 2022

Você sabe o que é NBR 10821? Ela é chamada de norma mãe das esquadrias de alumínio por ser usada como base para o uso desses produtos nos projetos da construção civil. Mas, como ela funciona e o que ela diz? Confira nos próximos tópicos!

Para uma leitura simples e objetiva, separamos o conteúdo em grandes tópicos. A partir deles, será possível conhecer mais do que é uma Norma Brasileira e qual a importância da NBR das esquadrias. Os tópicos desse artigo são:

  • O que é uma NBR
  • O que é NBR 10821
  • A NBR 10821 como critério de análise de esquadrias
  • Onde baixar a NBR 10821

O que é uma NBR

Quem atua no setor da construção civil sabe o que é uma NBR. No entanto, é muito válido reforçar essa ideia para que não fiquem dúvidas. NBR é a sigla para Norma Brasileira. E essas normas trazem um conjunto de diretrizes técnicas que padronizam processos.

Para entender de maneira completa, trouxemos as principais dúvidas que as pessoas têm sobre o que é uma NBR. Veja!

Qual a importância de uma NBR

Entre os objetivos de se criar uma NBR, com certeza, um dos principais é o de aumentar a qualidade dos produtos e dos serviços que chegam aos consumidores. Isso porque com os regulamentos é possível promover características de desempenho deles.

Como é feita uma NBR

A NBR é criada pela ABNT, isto é, a Associação Brasileira de Normas Técnicas. Essa instituição faz toda a formatação e configuração dos documentos, guiando os leitores para a realização dos procedimentos.

Qual a diferença de NBR para NR

Já vimos o que é NBR. E NR é Norma Regulamentadora. A NR é feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A finalidade dela é trazer pontos referentes à saúde e segurança para os trabalhadores e com o apoio das leis trabalhistas.

O que é NBR 10821

A ABNT NBR 10821 é uma norma específica sobre as esquadrias externas para edificações. Ela define as características desse produto, servindo como referência para os profissionais da construção civil. Esse conhecimento é essencial para engenheiros e arquitetos, por exemplo.

A esquadria, por sua vez, é um componente fundamental na construção porque tem funcionalidades além da estética. Ela é funcional para melhorar o desempenho do projeto. Entre os benefícios, permite a iluminação e a ventilação natural.

Atualmente, a NBR 10821 se divide em 5 categorias: Terminologia, Requisitos e Classificação, Métodos de Ensaio, Requisitos Extras de Desempenha e Instalação, além da Manutenção.

Na prática, essa normatização envolve toda a cadeia produtiva das esquadrias de alumínio. Como exemplo, os testes para avaliar o desempenho e a qualidade dos produtos levando em conta o vento, as chuvas e o manuseio.

A NBR 10821 entrou em vigor em fevereiro de 2011. Hoje, envolve não apenas os produtos feitos com alumínio, mas outras esquadrias que são compostas de outros materiais.

As revisões da NBR 10821

Ao longo dos anos, desde quando se tornou obrigatória, a NBR 10821 passou por algumas revisões. E acredita-se que novas alterações devam acontecer em breve, sempre visando uma análise das regras para que se chegue à melhor qualidade dos produtos.

A primeira revisão foi a NBR 10821-2, feita pela ABNT em 2017. Ela menciona que os perfis de alumínio são protegidos por anodização ou pintura eletrostática. Por isso, não se comercializa no mercado as esquadrias em alumínio natural.

Ficou curioso para saber o que é esse processo de pintura eletrostática e por que ele é tão importante para aumentar a durabilidade dos produtos? Leia outro conteúdo que fizemos. Nele, a gente explica detalhadamente como isso tudo funciona.

Já entre os temas abordados e em pauta para as novas revisões, a gente pode mencionar: condições das esquadrias para fachadas e cortinas, métodos in loco, condições para projetos e critérios sobre a vida útil.

Para se ter uma ideia geral, leve em conta que com base na norma, as janelas usadas em obras da construção civil devem ser feitas a partir de madeira, PVC, alumínio ou aço. Além do material, para alguns casos, é preciso considerar o isolamento térmico e acústico.

A NBR 10821 como critério de análise de esquadrias

Se essa norma é tão importante para todo o mercado construtivo, fica claro que esse é um critério de análise para escolher o melhor produto para uma obra. Afinal, a NBR das esquadrias permite que os agentes escolham fabricantes e produtos que atuem com alto desempenho.

Por isso, hoje em dia, as esquadrias de alumínio possuem mais indicação para vários projetos. Elas possuem a vantagem de serem resistentes, exigem menos manutenção e ainda têm um dos melhores custos-benefícios do mercado.

Inclusive, a gente já mencionou quais os principais critérios que devem ser avaliados na hora de buscar um fornecedor para esse tipo de produto. Afinal, entre tantos benefícios é preciso cuidado para não ter dor de cabeça com a compra.

Onde baixar a NBR 10821

Existem vários sites da internet que divulgam as Normas. Inclusive, a ANBT tem esse tipo de informação. Já a AFEAL (Associação dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio) traz edições comentadas sobre as novas revisões da NBR, o que também é uma ideia para download.

E vale a pena trazer aqui uma informação. A CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) tem um arquivo interessante. É o “Esquadrias para Edificações – Desempenho e Aplicações”. Nele, há orientações para a compra, instalação e manutenção desses produtos.

De maneira simples e bastante intuitiva, o documento traz muitos dados interessantes que se baseiam nessa norma, a NBR 10821. Entre os temas: procedimentos para a compra técnica, fundamentos técnicos, condições para contratação e muito mais.

Se você gostou desse conteúdo e quiser saber mais sobre o mercado das esquadrias de alumínio, acesse o nosso blog. Trazemos notícias, dados e informações atualizadas semanalmente sobre esse produto, tão fundamental nas obras da construção.