Imagem de background

Gestão de compras na construção civil: evite estes 3 erros se quiser ter sucesso!

07 de junho de 2023

Nenhuma obra vai ter sucesso se não for bem gerenciada porque existem fatores externos que interferem no andamento dela. Ao fazer uma boa gestão de compras na construção civil, os profissionais chegam a benefícios que vão do melhor controle de estoque à redução dos custos previstos no orçamento.

Você que atua em uma construtora, incorporadora ou empreiteira vai conhecer, a partir dos próximos tópicos, quais os erros que mais podem indicar o insucesso de um projeto. Aliás, já se observou como é o funcionamento desse setor nessa indústria, que possui características únicas? Também vamos ver sobre isso.

Neste conteúdo, você vai ler:

  • Como funciona o setor de compras de uma construtora;
  • O que é a gestão de compras na construção civil;
  • Os principais erros na gestão de compras na construção civil.

Como funciona o setor de compras de uma construtora?

Principal responsável por garantir que se tenha um estoque atualizado e com os materiais necessários para o andamento da obra, o setor de compras também lida com a prevenção de desperdícios financeiros e a redução de custos. 

O desafio é descobrir como não atrasar o projeto buscando o menor custo.

De maneira ilustrativa, entenda a definição: o processo de compras envolve a aquisição dos materiais e todos os suprimentos necessários para o início, andamento e término de uma obra. Nesse caminho, há várias etapas importantes.

Uma delas é a identificação dos recursos disponíveis para as compras. Outra é a análise do fornecedor, que precisa ser um parceiro estratégico do negócio. A criação de relatórios se faz fundamental para comprovar os gastos também.

Ainda que não exista um passo a passo único para o processo de compras das empresas da construção civil, confira quais são as etapas mais comuns:

Orçamento – é a primeira coisa a se fazer após ter a lista de materiais em mãos. Com ele, vem a cotação e a tabela de preços dos valores praticados no mercado;

Solicitação – é a oficialização de um pedido. É imprescindível que se faça um bom estudo, avaliando o tempo de entrega por parte do fornecedor, os diferenciais, etc;

Conferência – é um passo a ser feito antes de fechar negócio. Com o orçamento em mãos, verifique item a item do pedido antes de enviar para o fornecedor;

Negociação – com a negociação feita ao fornecedor, essa é a sua hora de ter um bom planejamento e descrever os dados em relatórios ou outros documentos;

Histórico – por fim, mantenha um histórico das compras com os fornecedores. Eles vão servir para fins comparativos, de análises e tomadas de decisões.

Ao observar a importância de cada uma das etapas, não há dúvidas da relação que se cria entre fornecedor e construtora, certo? Quanto mais transparente, confiável e saudável ela for, melhor para o setor de compras e para toda a obra.

O que é a gestão de compras na construção civil?

Vimos um breve resumo de como funciona o setor de compras nas empresas. Esse novo tópico é para mencionar como a gestão se aplica no processo. Ou seja, ela é a administração das compras, que devem ser pontuais, rápidas e com qualidade.

Dessa forma, o conceito está em tomar os devidos cuidados para que todas as etapas sejam feitas da melhor forma: sem atraso na entrega, sem desperdícios e sem rombo no orçamento. Para chegar ao sucesso, há várias estratégias.

Uma delas é otimizar as compras com programas tecnológicos. Outra é criar um sistema de organização mais eficiente. Tem aquela recomendação de se avaliar pontualmente cada compra emergencial, também.

Mas, transformar fornecedores em parceiros talvez seja o grande segredo da boa gestão de compras na construção civil. E há um motivo que comprova isso: “57% dizem que o maior problema é a falta ou o alto custo das matérias-primas”. 

Temos um guia que explica isso:

Os principais erros na gestão de compras na construção civil

Esse é o principal tópico do artigo, onde você vai conhecer os erros que mais interferem no resultado do seu setor, o de compras. Além de reconhecê-los, é muito importante encontrar as melhores soluções para cada um dos desafios.

1 – A falta de um mapeamento da demanda de materiais

Como o comprador de materiais de construção civil vai fazer o seu trabalho se não tiver a listagem de tudo o que um projeto exige para ter início e fim? A ideia de ter um mapa das demandas faz sentido porque traz os itens e todas as informações necessárias.

Quais os produtos que serão usados nas fases iniciais da obra? Quais as quantidades deles? Como será feito o armazenamento? Será que são duráveis? As perguntas precisam de respostas. O que é possível através do mapeamento.

2 – A falta de investimento em um bom controle de estoque

Aqui não estamos falando sobre pagar caro por um software de estoque, ok? O que queremos é que o responsável pelas compras entenda a importância do estoque em todo empreendimento, inclusive, para tomadas de decisões.

As falhas nos registros podem causar déficits nas finanças e atrasos nas entregas dos imóveis. Saiba que o inventário é sim uma boa solução para evitar esse tipo de problema. Ele pode ser feito por meio de uma auditoria física, por exemplo.

3 – A falta de tempo para fazer a pesquisa do custo-benefício

Falar em “falta de tempo” é relativo. Porém, alguns compradores mencionam esse problema na hora de escolherem os melhores produtos para as obras. Com isso, acabam sempre comprando aqueles que são mais baratos – um erro que custa caro.

5 requisitos para avaliar o custo-benefício dos produtos da construção civil

A conta é simples para todo material e suprimento que será adquirido: deve-se avaliar o custo-benefício. Ou seja, o que se recomenda é encontrar itens pelo menor preço possível, mas de modo que a qualidade atenda aos requisitos do empreendimento.

Extra: Como fazer uma compra responsável na construção civil?

Recentemente, publicamos um texto que menciona as dicas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) para os profissionais que querem fazer compras mais responsáveis nessa indústria. 

São 15 requisitos necessários para manter a imagem idônea da construtora. “Não basta organização e cumprir a lei. Para atuar de maneira responsável, é preciso saber se os seus fornecedores causam danos ambientais ou sociais”. 

Acesse o artigo e descubra quais são os requisitos listados pela CBIC.