Imagem de background

O que é a NBR 15575 – Tudo o que você precisa saber a respeito

18 de dezembro de 2022

Saber o que é a NBR 15575 faz muito sentido nos dias atuais – seja para construtoras, fornecedores ou consumidores. A Norma de Desempenho das Edificações tem um papel muito importante para garantir a qualidade e confiabilidade dos empreendimentos.

Neste conteúdo, você vai entender tudo o que é importante sobre a Norma: o conceito, os pontos importantes e os benefícios para todos os agentes da construção civil.

O que é a NBR 15575

A NBR 15575 entrou em vigor em julho de 2013 e é uma Norma que traz benefícios para o setor construtivo porque tem o objetivo de aumentar a qualidade das edificações. Quem trabalha neste setor precisa conhecer os principais detalhes dela.

A Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais tem o propósito de criar um alto padrão de qualidade para os imóveis a partir do uso dos produtos construtivos. Para isso, menciona critérios e mecanismos de análises para garantir as determinações.

Um dos melhores exemplos tem a ver com o memorial descritivo de uma obra. Ele é um documento público, que tem registro em cartório e contém todas as informações da construção para que os donos ou interessados pelo imóvel possam consultá-las.

Inclusive, existe uma relação da NBR 15575 com o PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). Isso porque o Programa traz a exigência do atendimento das empresas à Norma, garantindo o compromisso da construtora com o público.

Os benefícios da NBR 15575 para o mercado

Com ênfase na construção civil, o que temos? Um documento que trouxe benefícios, especialmente do ponto de vista que previne a prática de concorrências injustas por preços, sem que tenham o devido valor. 

E tem outras vantagens, veja exemplos.

Oportunidade para criações sustentáveis

A NBR 15575 permitiu o aumento de práticas de construção e o uso de materiais sustentáveis pelas empresas fornecedoras de produtos para a construção civil. Logo, isso gera o menor impacto ao meio ambiente e traz conforto para os imóveis.

E também para soluções construtivas criativas

A NBR vai de encontro com tendências do mercado que visam soluções inovadoras e criativas, como o Steel Frame, que é feito por uma composição de armações de aço galvanizado e com fechamentos termoacústicos.

Além de impulsionar o gerenciamento das obras

Outro ponto positivo tem a ver com a gestão das obras, já que passou a exigir que nenhum detalhe importante fosse deixado de lado. Agora, as construtoras usam ferramentas e plataformas que permitem uma visão macro de toda construção.

Os aspectos importantes da NBR 15575 para construtoras

Agora que vimos o que é a NBR 15575, o próximo tópico é para mencionar alguns requisitos que as construtoras precisam seguir dentro dessa Norma. De maneira resumida, confira as principais partes desse documento.

O que é a NBR 15575

O sistema construtivo

A NBR menciona que o sistema construtivo usado terá impacto na qualidade da edificação. Logo, é um item que recebe muito destaque. Ao todo, são mais de 500 pontos que vão garantir uma construção confortável e durável.

Os materiais

A aplicação e o uso de materiais estão descritos a partir das tendências mundiais, a começar pelos sustentáveis. O foco está na melhor qualidade dos projetos, no baixo impacto ao meio ambiente e no benefício da melhora no valor de mercado.

Os resíduos

O controle de resíduos é outro tema. Há matérias que devem ser descartados de forma apropriada e outros que precisam do reaproveitamento. O importante, inicialmente, é que se tenha um controle e um plano de ação para os resíduos.

Qual a importância da Norma ABNT 15575 para os consumidores

Na internet, muita gente se pergunta o que a NBR 15575 trouxe de tão extraordinário que não havia antes que impactou tanto para a indústria da construção civil. 

Acima vimos alguns pontos direcionados para as construtoras, agora veremos com outro viés: para consumidores.

Basicamente, o documento se divide em 3 requisitos. Eles asseguram a qualidade da construção e do imóvel, sendo: segurança, sustentabilidade e habitabilidade. Sim, é exatamente os mesmos requisitos para as construtoras.

Desse modo, dá para notar que a ABNT 15575 traz benefícios tanto para as construtoras como para os usuários que possuem interesse nos empreendimentos. E existem pontos que esse público pode verificar por conta própria. Veja.

Lembrando que a fiscalização é feita por perícias técnicas que investigam possíveis falhas nas construções sem que haja um documento oficial para isso. Ao mesmo tempo, qualquer pessoa pode exigir o cumprimento da NBR 15575.

O que é a NBR 15575

Os requisitos gerais

É um tópico que tem o viés de avaliar o desempenho geral de uma construção. Então, é um tipo de introdução da Norma, que se refere às próximas ações. Os requisitos envolvem a vida útil do projeto e o detalhamento das responsabilidades.

Os sistemas estruturais

É tudo o que envolve a estrutura de uma edificação. Na ABNT NBR 15575 há números de referência de construções estáveis e resistentes para nortear as análises. É muito interessante para que se evite falhas ou rachaduras.

Os sistemas de pisos

Os trechos que mencionam os sistemas de pisos nas partes internas e externas fazem parte dos documentos que mais sofreram alterações nas revisões da NBR 15575. Ao passo que nas últimas revisões foram adicionadas definições com relação ao coeficiente de atrito e resistência.

Os sistemas de vedações verticais

Nesta parte entram todos os componentes de vedações verticais internas ou externas, que nada mais é do que o conjunto de paredes, portas, janelas e fachadas. Há procedimentos que devem ser feitos para atestar que não existem vazamentos, passagem de ar, etc.

Os sistemas de coberturas

É um tópico que menciona os elementos que ficam na parte superior de um empreendimento, com a finalidade de prevenir a ação de desastres naturais, como a entrada de água no imóvel. Também trazem pontos sobre o conforto acústico da construção.

Os sistemas hidrossanitários

Traz requisitos voltados para o sistema predial de água fria e quente, além do esgoto sanitário, ventilação e o sistema de águas pluviais. Há regras sobre a durabilidade dos sistemas, a manutenção preventiva e o reuso da água.

Construtoras, pessoas e fornecedores

Entender o que é NBR 15575 vai além de notar os requisitos para as construtoras e os benefícios para as pessoas. Porque ela também agrega a importância de outros agentes da construção civil, como os fornecedores de produtos e materiais.

Essas empresas fabricantes devem informar a vida útil de seus produtos, assim como o desempenho deles, a partir de normas e resultados indicados em testes.

Um ótimo exemplo vem de outra Norma, a NBR 10821, que é chamada de NBR das esquadrias de alumínio. Ela se divide entre categorias que envolvem toda a cadeia de produção desses produtos, como testes de desempenho e qualidade. Entrou em vigor em 2011.

Para quem consome os imóveis e para quem os constrói, trabalhar em parceria com fabricantes responsáveis e que seguem as NBRs faz cada vez mais sentido para que se criem empreendimentos seguros, sustentáveis e de qualidade.

A Norma de Desempenho eleva os custos da obra?

Para finalizar o texto, temos uma reflexão bastante importante a ser feita. Será que essa NBR eleva os custos da obra? Muita gente pensa que sim porque ela exige as medições, os ensaios, os estudos e a busca por soluções criativas durante as obras.

O que é a NBR 15575

Ao mesmo tempo, vale lembrar que a implementação dos critérios traz benefícios focados na prevenção de falhas e problemas que poderiam custar ainda mais caro. Assim, evita-se manutenções e reparos com custos elevados, além de multas, por exemplo.

Sem contar que o cumprimento da NBR 15575 também permite a rejeição dos clientes aos imóveis e os danos legais. Além do que é importante considerar que a ANBT é um órgão reconhecido por seguir padrões de qualidade e que é referência para o poder judiciário brasileiro.