Imagem de background

15 requisitos para compra responsável na construção civil, conforme a CBIC

17 de abril de 2023

Os requisitos para compra responsável na construção civil são dicas para construtoras e profissionais da área que querem concretizar negócios conhecendo a origem e a idoneidade dos fornecedores e das empresas de serviços contratantes.

Eles sugerem uma espécie de classificação com base no desempenho de acordo com tais itens, que ditam regras sobre responsabilidade ambiental e social, por exemplo. O Programa foi criado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, a CBIC.

A compra responsável traz vários pontos positivos para as empresas, desde a possibilidade de rastrear a origem do material que será usado na obra até a certeza de que se está fazendo negócios com um parceiro seguramente. 

Veja o que a CBIC diz:

Não basta a organização cumprir toda a legislação e atuar de maneira responsável em suas atividades se os seus fornecedores causam danos ambientais ou sociais, o passivo permanece”.

Para ter e manter a imagem idônea da sua construtora ou da empresa que você trabalha, garantindo a expectativa do consumidor durante toda a cadeia, esses requisitos são fundamentais no seu trabalho de cotação de fornecedores.

Os requisitos

A CBIC dividiu os requisitos em duas partes, sendo os que mencionam o compromisso com a compra responsável por meio de meios formais e aqueles mais direcionados a gestão dos fornecedores. Unimos todos neste único texto, confira!

1 – Política

O primeiro requisito que a CBIC menciona é sobre a criação de uma política documentada que tenha o viés de informar e solicitar a participação dos colaboradores de todos os níveis nesse compromisso — da compra responsável.

A Política de Compra Responsável deve ser publicada no site da empresa, ter relatórios de sustentabilidade anexados, investir em materiais promocionais e educativos, além de fazer a atualização dos registros.

2 – Comunicação

O segundo requisito é a comunicação que será feita dessa Política aos acionistas, colaboradores, prestadores de serviços e, inclusive, aos fornecedores de serviços e produtos. Ela deve ser formal, documentada e datada.

3 – Revisão Periódica

A CBIC traz a Revisão Periódica como mais um dos requisitos para compra na construção civil. A dica é criar períodos específicos para que a revisão e a atualização da Política aconteçam. É necessário, ainda, criar um bom controle das versões mais novas.

4 – Seleção

A Seleção de Fornecedores entra nessa lista agora. A empresa deve aplicar os requisitos da Política para descobrir quais as empresas que mais estão comprometidas com o objetivo da Compra Responsável.

É ideal que as concorrentes façam uma “autodeclaração” documentada sobre o entendimento dos requisitos, além de que os compradores considerem a chance de entrevistas com aquelas que foram as selecionadas para as etapas seguintes.

5 – Adesão à Política de Compra

A CBIC diz que a empresa tem que apresentar a sua Política de Compra Responsável aos potenciais fornecedores de modo a requerer o compromisso deles. Isso é feito por um Termo de Compromisso, entrevistas e verificação de documentos.

6 – Cadastro de Fornecedores

Só depois dessa análise inicial é que vem o Cadastro dos Fornecedores na base de dados da sua empresa, a compradora. A dica é manter os dados sempre atualizados com as informações mínimas para a rastreabilidade, isto é, que permita visualizar o perfil do fornecedor.

7 – Programa de Qualificação e Eliminação

Outra etapa importantíssima antes de qualquer compra na construção civil é o Programa de Qualificação ou Eliminação do Fornecedor. O ideal é que se crie regras para manter ou excluir os interessados na Compra Responsável, por exemplo, sobre os prazos de entrega.

8 – Requisitos Legais Ambientais

A CBIC traz o tópico dos Requisitos Legais Ambientais como mais uma das formas de avaliar fornecedores. Neste caso, temos um conjunto de regras que podem variar conforme a natureza, escala e complexidade da operação.

O importante é que se considere quais empresas são potencialmente poluidoras, faz uso indiscriminado de recursos naturais, de licenciamentos e assim por diante. As certidões negativas dos órgãos públicos competentes podem auxiliar nessa investigação.

9 – Requisitos Legais Sociais

O lado social mencionado como requisito está ligado, especialmente, nas Normas Regulamentadoras de Trabalho. Um indicador é o de cumprimento dos direitos e benefícios dos trabalhadores, assim como o direito de negociação. Para análise, é preciso verificar as certidões emitidas por órgãos responsáveis.

10 – Requisitos de Qualidade

Os requisitos de qualidade se referem a questões técnicas e detalhadas de cada produto. Com a verificação de documentos comprobatórios e entrevistas com responsáveis dá para conseguir fazer a verificação desse item.

 

11 – Gestão Ambiental

Diferente do tópico acima, que também era sobre um tema ambiental, aqui o foco está na gestão desse assunto. Isto é, quais as Políticas ou Programas presentes no futuro parceiro? O que também pode ser algo como um Norma de Gestão Ambiental ou Certificações.

12 – Gestão de Saúde e Segurança

Gestão de Saúde e Segurança é mais um dos temas que devem demonstrar a identificação do fornecedor com a sua empresa. Há Normas Regulamentadoras de Trabalho aplicáveis e podem ser verificadas, além de Políticas e Certificados.

13 – Gestão de Responsabilidade Social

A sua empresa pode requerer requisitos sobre essa Gestão, dependendo da escala e complexidade do empreendimento. Será que existe uma Política documentada? Um Relatório? Vale a pena verificar essas informações, já que há documentos do próprio INMETRO que comprovam tais ações.

14 – Controle de Origem

Este tópico tem a ver com o rastreamento e os registros das informações sobre a origem dos materiais que serão usados na obra. É um tipo de procedimento importante para definir as responsabilidades e treinamento sobre o uso deles. O mais indicado é usar banco de dados ou planilhas eletrônicas, além de softwares.

15 – Gestão de Risco Ambiental e Social

A empresa deve identificar e monitorar o risco de descumprimento dessas responsabilidades (ambientais e sociais) de seus fornecedores. Se apoiar em um histórico de registros e desempenho dos fornecedores é uma das melhores formas de chegar nesse monitoramento.

Como fazer uma compra responsável na construção civil?

Com esses requisitos para compra responsável na construção civil fica mais fácil se tornar uma empresa idônea. Para isso, o uso de checklist é uma ótima ideia. Assim, basta ir respondendo “sim” ou “não” para cada pergunta feita ao futuro fornecedor.

Por exemplo, ele tem assinatura de Termo de Compromisso de que cumpre os requisitos mínimos de fornecedor social e ambientalmente correto? Tem Declaração do Cumprimento de Normas Regulamentadoras de Trabalho? Assim por diante.

Algumas ferramentas digitais também podem ajudar em uma seleção inicial para isso. Ao passo que com menos concorrentes, esse trabalho mais individual pode acontecer de modo a encontrar a melhor resposta entre todos os fornecedores.