Imagem de background

Saiba quais os processos de fabricação de esquadrias de alumínio

05 de maio de 2022

As esquadrias de alumínio fazem parte da vida de todo brasileiro. Especialmente, na vida de todo engenheiro, arquiteto e lojista da construção civil. No entanto, já se perguntou quais são os processos de fabricação de esquadrias de alumínio aqui no Brasil?

Para quem quer ter esse olhar atento além das janelas e portas, a gente convida para uma leitura muito simples sobre essas etapas. Com um mercado versátil e sustentável, esse tipo de produto tem ganhado muito destaque nos novos projetos sustentáveis da construção.

Para uma leitura fácil, saiba que você vai acompanhar abaixo os seguintes tópicos:

  • Por que saber sobre os processos de fabricação
  • Quais os principais processos de fabricação
  • Como se tornar um parceiro da ESAF

Por que saber sobre os processos de fabricação

A verdade é que todo mundo deveria entender sobre essas etapas. O motivo? O processo produtivo não diz respeito apenas a diminuir custos e aumentar a lucratividade do negócio, mas também traz um tipo de conhecimento que pode atestar a qualidade dos produtos.

Trouxemos abaixo três públicos diferentes que podem ler esse conteúdo para adquirir esse tipo de conhecimento um pouco mais técnico e que vai se tornar importante para as futuras tomadas de decisões. Obviamente, cada um poderá usar isso em sua área.

Gestor 

Poderá acompanhar cada etapa dos processos, permitindo estudos e análises sobre a prevenção e diminuição de erros operacionais. Além disso, permite-se com isso que se encontre soluções mais rápidas para aumentar a produtividade e o lucro.

Revendedor

Esse tipo de conhecimento pode se tornar uma “arma” na hora de vender esses produtos. Afinal, entender os processos que respondem as dúvidas sobre como fabricar esquadrias de alumínio demonstra autoridade no setor.

Consumidor final 

Entender quais os processos que envolvem uma fábrica dessa é importante para que a escolha sobre o produto final seja mais assertiva. Hoje, todo consumidor está mais consciente e quer fazer compras sustentáveis. Saber como a esquadria é feita ajuda nisso.

Levando em conta que toda fábrica de esquadrias de alumínio deve ter como prioridade o atendimento às necessidades dos clientes. E quem quiser saber mais sobre isso pode ler outra matéria que fizemos há algumas semanas: como é uma fábrica de esquadrias de alumínio.

Quais os principais processos de fabricação

As esquadrias de alumínio são produtos que podem ser feitos sob medida. Isso quer dizer que elas são projetadas e fabricadas a partir da necessidade de cada tipo de obra, de cada planejamento e de cada necessidade do mercado.

Logo, quando um pedido chega na fábrica, ele deve ter especificações relacionadas à cor, espessura, linha, abertura, componentes, etc. A partir disso, a matéria-prima usada entra em jogo. Os perfis são cortados e estampados (isto é, furados para o encaixe de parafusos).

Depois, as peças de alumínio recebem um tipo de acabamento, que conta com a inclusão de acessórios e revestimentos de vedação, por exemplo. O vidro vai para o corte e a esquadria é montada, embalada e fica pronta para ser expedida. A instalação é depois de tudo isso.

Esquadrias de Alumínio

Esses tópicos acima fazem com que a gente entenda a fabricação de esquadrias de alumínio de um jeito muito simples e prático. Porém, para trazer mais detalhes sobre as etapas, a gente selecionou alguns pontos que merecem esse destaque, vamos lá.

A fundição do alumínio

A fundição do alumínio nada mais é do que o primeiro passo que acontece em uma fábrica de alumínio. Assim, é a injeção de um metal líquido em um molde de aço. O ar é eliminado da câmara de injeção e há um preenchimento da cavidade para evitar o resfriamento do metal.

É fácil entender isso: a fundição é um processo de fabricação que faz com que se tenha peças com formatos por meio da fusão da matéria-prima, no caso, o alumínio. Isso porque a obtenção do alumínio vem a partir do mineral bauxita, do qual se extrai a Alumina.

A extrusão do alumínio

Outro ponto curioso de se entender tem relação com a extrusão de alumínio. Imagine os cilindros sólidos de alumínio. Eles precisam ser transformados em barras de alumínio. A partir delas é que nascem as esquadrias.

Na prática, a extrusão do alumínio é um processo de transformação termomecânica em que um tarugo de metal é levado à uma seção transversal a partir de uma ferramenta (tipo prensa). Isso acontece com o efeito das altas pressões e temperaturas.

A anodização do alumínio

A anodização é uma das etapas do processo para fabricar esquadrias de alumínio. O que é isso? Uma espécie de banho eletroquímico. Nele, forma-se o oxio na superfície do alumínio. A camada de oxio é o que ajuda a proteger o alumínio contra a corrosão.

Ou seja, o alumínio que já é muito resistente à corrosão (mais do que ferro e aço) se torna ainda mais protegido contra isso. O curioso é que essa anodização também pode dar cor ao produto, sendo fosco, em tons de bronze ou mesmo preto.

A pintura eletrostática

Apesar de a anodização dar aquele toque bonito no alumínio, considere que a sua principal função é a da proteção contra corrosão. Aí, depois vem a pintura eletrostática, que nada mais é do que uma técnica de tingimento que usa a tinta em pó.

Assim, acaba sendo uma ótima ideia para quem visa peças com mais qualidade e mais elegância. Inclusive, a pintura também pode ser em alta definição, que é quando dá aquele efeito amadeirado. Já falamos sobre as vantagens da pintura eletrostática aqui no blog.

Os vidros temperados

Depois da pintura vem a parte da instalação dos vidros temperados, que parte de 6 mm e pode chegar a 10 mm. No entanto, considere que o tipo de vidro pode variar conforme a linha do alumínio que é usado nesse processo fabril.

Para quem não sabe, considere que o vidro temperado é tratado através do calor, sendo que se torna mais resistente do que o vidro comum. Tanto é que é o mais usado em vidros duplos, box de chuveiros e usos domésticos.

A montagem das esquadrias

Chegando ao fim do processo, com esquadrias e vidros prontos, vem a montagem. Ela se dá por meio da união que pode acontecer com soldagens apropriadas para esse tipo de material. E antes de terminar, os testes das esquadrias.

Na ESAF, que é uma fabricante de esquadrias muito tradicional e respeitada no Brasil, o processo de fabricação de esquadrias de alumínio não termina na montagem. Isso porque depois ainda vem os testes que acontecem em câmaras com estanqueidade e acústica.

Como se tornar um parceiro da ESAF

Para quem gostou desse assunto e viu a importância de se ter ao lado uma fabricante de esquadrias de alumínio confiável, agora vem o tópico final. Afinal, ao oferecer para o seu cliente o conhecimento sobre os processos usados na fabricação, você já tem um diferencial.

Depois, vem o fato de a ESAF ser um grupo que vem desde 1979 e ser totalmente focado na normatização das leis vigentes. Logo, está por dentro de todas as associações e programas que envolvem o processo produtivo de esquadrias, como vimos acima.

Portanto, para quem é gestor de uma empresa da construção civil ou um empreendedor de loja de produtos para a construção, uma boa ideia é entrar em contato com os especialistas da ESAF para saber mais sobre as possibilidades de acordos, contratos e negócios de sucesso.

Entre em contato com os nossos especialistas!

E se você que é lojista ainda estiver com dúvidas, a nossa última dica é ler os principais motivos para se tornar um revendedor de esquadrias de alumínio da ESAF. Leia.