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Descubra como fazer o mix de produtos aumentar o ticket médio na sua revenda de materiais da construção civil [7 estratégias]

28 de junho de 2023

Uma loja de revenda de materiais da construção civil precisa encontrar e aplicar variadas ferramentas comerciais e de marketing para lucrar cada vez mais. Neste conteúdo, descubra de que forma o mix de produtos é importante para o aumento do ticket médio.

O ticket médio é o valor médio das vendas, sendo usado como indicador de desempenho para que os varejistas possam entender o comportamento do consumidor e aumentar as vendas. A conta do ticket médio é simples: faturamento dividido pelo número de vendas.

Em um primeiro momento, você pode pensar: para aumentar o ticket médio, basta aumentar o preço de um produto. Só que não é assim que funciona porque o aumento do preço dos produtos poderá afastar seus consumidores. A boa notícia é que existem diversas maneiras, menos arriscadas, de conseguir o mesmo resultado.

O objetivo deste texto é esse: trazer ideias, tendências e reflexões para que a sua loja possa ter um aumento de ticket médio, sem precisar alterar os percentuais de lucro dos produtos. Por exemplo, através da variedade de itens e mercadorias que ficam expostos. Entenda!

Abaixo, você vai ler:

  • Entendendo o mix de produtos na construção civil;
  • Por que o mix de produtos ajuda nas vendas?;
  • 7 estratégias para fazer o mix de produtos aumentar o ticket médio;
  • Comece a tomar decisões assertivas na sua revenda!

Entendendo o mix de produtos na revenda de materiais da construção civil

Uma loja de construção ou revenda de materiais da construção civil precisa ter um bom portfólio de produtos para ter sucesso comercial. A escolha das mercadorias vai impactar diretamente na quantidade de vendas e na qualidade delas – é aí que entra o ticket médio.

Na hora de comprar os itens para revender, recomenda-se um estudo que considere o porte do seu negócio, o público-alvo, o perfil dos consumidores e assim por diante.

Só que não vamos focar nisso neste conteúdo. Até porque em outro conteúdo já explicamos como a escolha do fornecedor impacta nas vendas.

Para os próximos tópicos, a ideia é mostrar como aplicar estratégias para que seus produtos possam ser usados no aumento do ticket médio das vendas. Com um bom mix, é possível gerar uma experiência positiva para o cliente e se tornar referência em todo mercado da construção civil.

Por que o mix de produtos ajuda nas vendas?

A ideia é pensar em estratégias para que o consumidor aumente o valor da compra, sem ter que elevar os preços das mercadorias. A alternativa mais viável é agregar valor à compra com um bom mix de produtos, permitindo que o cliente veja vantagens em levar outros itens.

As compras por impulso

Seja na internet ou na loja física, um dos comportamentos mais comuns dos consumidores tem a ver com a compra por impulso. No mercado da construção civil, também. A compra por impulso é aquela que a pessoa faz sem ter planejado.

Existem diversos itens que podem ser expostos na sua revenda para que se faça essa “lembrança” ao cliente. Na maioria das vezes, os itens mais baratos se encaixam nessa estratégia porque o consumidor vai ver que vale a pena ter – já que o preço compensa.

A facilidade em instalar

Outros tipos de produtos que podem funcionar muito bem com essa ideia do preço mais baixo, agregando valor na compra, são aqueles que permitem mais facilidade durante alguns serviços, como o de montagem e instalação.

Se existe uma ferramenta ou componente que vai tornar a vida do cliente mais prática, com certeza, há um interesse em ter o produto. E mesmo que ele não tenha o incluído na lista, há a chance de que o leve para casa – afinal, estamos falando em comodidade.

A preferência do consumidor

Mais um dos motivos que nos ajuda a entender porque ter vários itens na sua loja é interessante tem relação com o gosto ou o perfil de cada comprador. Isso porque cada pessoa tem o seu próprio interesse na hora de comprar um produto da construção civil.

Especialmente, quando a gente considera aquela conta do custo-benefício. Um exemplo vem das esquadrias: quando eletrostáticas, se tornam mais econômicas porque elimina a necessidade da pintura. E quando anodizadas, são mais resistentes.  

7 estratégias para fazer o mix de produtos aumentar o ticket médio

A transformação da loja física é uma das tendências da construção civil com foco no varejo. O motivo é que os consumidores possuem a possibilidade de na internet, comparar todos os produtos que desejar. Com mais poder em mãos, eles estão mais exigentes.

1 – A gestão do estoque

Nem sempre vai dar para expor todos os seus produtos na loja. No entanto, tê-los em estoque é uma boa ideia ao atender um cliente e observar que ele quer outra marca, outro custo-benefício ou outra opção, independente do motivo.

Se você nunca observou isso na sua loja, saiba que nos Estados Unidos, conforme estudo recente, há a afirmação que perdemos mais de US$ 129 bilhões em vendas todos os anos por “falta de produtos em estoque”. A informação é da Febramat (Federação Brasileira de Redes Associativas de Materiais de Construção).

Então, aposte em uma boa gestão do estoque.

2 – O treinamento da equipe

Essa é uma dica valiosa e que nem sempre precisa significar mais investimentos financeiros. O que se pode notar é que muitas vendas são perdidas ou deixam de ter maior ticket médio simplesmente porque os vendedores não sabem como fazer isso ou não estão motivados.

É preciso pensar em ideias, como as das comissões, porque elas estimulam as pessoas da área comercial a realizar as vendas em maior volume e valor. Um bom vendedor é aquele que faz sugestões e indicações de produtos que tenham a ver com o que o cliente busca.

3 – O layout da revenda

Uma loja organizada pode significar mais vendas, também. Tecnicamente, se fala em layout de espaço. Isto é, uma maneira coesa de auxiliar os consumidores a encontrarem os melhores produtos para o que eles precisam naquele momento.

Isso envolve ter balcões de atendimento, corredores, prateleiras e assim por diante. Cada detalhe precisa ser pensado de maneira com que o cliente se sinta em casa. Além disso, categorizar os produtos e identificá-los pela descrição, categoria e preços é viável.

4 – A tecnologia como aliada

Ao realizar vendas, é interessante criar ou atualizar os cadastros. A partir disso, é possível criar campanhas publicitárias ou automatizar ferramentas, como a de e-mail, para se comunicar com os compradores. Hoje, essa é uma realidade que permite aumentar o faturamento.

Ainda que não seja uma forma direta de aumentar o ticket médio de uma venda, a tecnologia e suas ferramentas podem ser importantes para realizar novas vendas para um mesmo cliente. Usar lembretes e personalizar descontos é um resultado de como isso funciona bem.

5 – A qualidade dos produtos

Quem visa ter um lugar completo precisa pensar em comodidades para as pessoas. Assim, o que ninguém quer hoje em dia é ter que voltar na loja para trocar um produto que quebrou ou que não atendeu bem as necessidades do comprador.

A dica é bem simples e se relaciona diretamente com o aumento do ticket médio porque ao ter marcas conhecidas pelo mercado, a loja passa credibilidade ao consumidor. Lembre-se que os clientes estão mais exigentes e visam, entre tantas coisas, a qualidade dos produtos.

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6 – O perfil do consumidor

Também é um tópico que se aproxima muito do anterior, sobre o atendimento ao cliente. Neste caso, a ideia é que se faça treinamentos e capacitações voltadas para o melhor entendimento do perfil do consumidor, que é randômico e pode se alterar rapidamente.

Um ótimo exemplo vem daquele cliente que é “mão na massa” e gosta de fazer as próprias obras, contratando apenas o que ele não tem conhecimento para executar. Pensando nele, uma boa ideia é entregar experiência de um home center, com produtos para reformas.

7 – A loja como lugar de experiência

Para terminar a lista dos tópicos que vão te ajudar a fazer o mix de produtos aumentar o ticket médio na sua revenda de materiais da construção civil, pense sempre na experiência do consumidor. Esse talvez seja o grande segredo comercial no mundo.

O que as pessoas querem é se sentirem bem-atendidas, compreendidas e com foco nos seus problemas. O texto, se você compreendeu bem, não é apenas sobre vender mais, mas, sim, sobre tornar a sua loja um lugar incrível para o seu cliente.

Comece a tomar decisões assertivas na sua revenda!

Durante a leitura, ficou claro que há bons motivos para se investir no mix de produtos visando aumentar o ticket médio de uma revenda de materiais da construção civil. Depois, mostramos como é possível fazer essa estratégia acontecer na sua loja a partir de pequenas mudanças.

Agora, já no fim do texto, uma recomendação para quem ainda não entendeu que a competitividade no varejo existe e que tomar decisões assertivas pode mudar o rumo do seu negócio. Temos um guia gratuito que menciona os seguintes temas:

  • O que as grandes varejistas estão fazendo;
  • A formação de um conselho de administração;
  • O papel do e-commerce no segmento da construção.

Ao clicar na imagem abaixo, você será redirecionado para uma nova página. Lá, vai poder informar os seus dados pessoais, como nome completo e telefone, para receber o conteúdo de graça no seu e-mail. É um guia ideal para quem quer criar novas estratégias comerciais.