Imagem de background

Veja como especificar esquadrias de alumínio na construção civil

14 de maio de 2023

As esquadrias de alumínio possuem várias funções em um projeto da construção civil. A primeira e mais conhecida: a da funcionalidade. A partir das janelas e portas dá para aproveitar melhor a iluminação e a ventilação natural em um ambiente.

No entanto, para isso acontecer é preciso contar com um produto que tenha segurança na estanqueidade à água, resistência aos ventos e garante a privacidade aos usuários. Na sequência, podemos observar outras funções, como do desempenho acústico e térmico.

E temos a importância das esquadrias como possibilidade de comunicação visual entre o mundo interno e externo. Para entender essa ideia, relembre a letra de Tom Jobim: “Da janela vê-se o Corcovado, o redentor, que lindo”.

Além de tudo isso, vem as especificações e normas técnicas, as quais guiam e orientam os arquitetos e engenheiros acerca de um projeto. O que pode acontecer considerando as dimensões, os espaçamentos, a localização, os tipos de esquadrias e muito mais.

É a partir desse contexto que muitos profissionais dessa área fazem a pergunta: como especificar esquadrias de alumínio nos projetos da construção civil? Esse conteúdo foi criado para te ajudar com essa resposta. Continue lendo para saber tudo a respeito disso.

Como especificar esquadrias de alumínio

A esquadria de alumínio é um produto técnico e exige cuidado por parte dos profissionais da construção civil. Logo, cabe aos fornecedores o trabalho de auxiliar arquitetos e engenheiros com as especificações. Confira as principais dicas!

O material da esquadria

Atualmente, o alumínio leva vantagem frente aos seus concorrentes por vários motivos, especialmente, com relação à manutenção, instalação e flexibilidade no uso. Por exemplo, há opções até para quem quer dar aquele toque amadeirado no seu ambiente.

A qualificação da esquadria

O segundo ponto importante tem a ver com a especificação das esquadrias com relação às normas de estanqueidade, resistência e isolamentos, além das de nível de segurança (contra arrombamento e fogo). As referências mais importantes são:

Cada uma delas, entre outras, se tornam apoiadoras dos compradores de esquadrias porque garantem o fornecimento de um produto que vai conforme a qualidade.

O visual da esquadria

A face da esquadria considera a ideia do design, especialmente, quando se trata de uma fachada. Os caixilhos ficarão aparentes ou ocultos? Como serão as folhas, fixas ou operáveis? Tudo isso precisa estar descrito e especificado no projeto da obra.

A fabricação das esquadrias

Atualmente, a fabricação dos produtos para construção civil se baseiam em projetos. O departamento responsável deve detalhar a montagem e a usinagem dos perfis, além dos encaixes de todos os componentes. Essas informações têm que ser descritas.

Também conforme as normas do setor, os fabricantes são responsáveis pelos ensaios da acústica em laboratórios especializados. As construtoras, por sua vez, devem se atentar a isso e buscar os fornecedores que possuem essa etiqueta de qualidade com foco no consumidor.

O local de instalação

Neste ponto, a avaliação do comprador tem que considerar tanto a região do país em que as esquadrias serão instaladas como a altura do edifício. Para cada situação haverá um tipo de esquadria mais recomendada para não perder a qualificação do produto.

O recebimento das esquadrias

A entrega desse tipo de produto e dos seus componentes deve acontecer por um responsável, conforme indicado pela construtora. Ele vai conferir e assinar o documento aprovando o romaneio do transporte. A movimentação e a estocagem deve ser em área destinada para esse fim.

A instalação das esquadrias

O trabalho posterior à montagem é feito no canteiro de obras. Assim, a instalação deve acontecer em espaço fechado, amplo e limpo para garantir a segurança do trabalho e do uso das máquinas usadas. Em caso de fornecimento de vidro, há uma porcentagem de quebra ou erro de até 3% da área total.

As garantias das esquadrias

A última especificação é a da garantia, que deve ser contra defeitos de fabricação. Assim, há alguns prazos editados pela AFEAL, sendo:

  • Perfis de alumínio – 5 anos
  • Fechos e articulações da janela maxim-ar – 1 ano
  • Fechos e contrafechos de portas e janelas de correr ou de giro – 2 anos
  • Palhetas de persianas – 2 anos
  • Motores e conjunto elétricos – 2 anos

Lembrando que contra vícios ou defeitos de instalação há um prazo fixo, no qual os responsáveis pela operação respondem com base no Código Civil Brasileiro. Mas, não há garantia contra a falta de manutenção

A importância das especificações da esquadria de alumínio

A escolha das esquadrias de alumínio deve ser feita de forma consciente, comparativa e com simulações. Afinal, representa uma parte do orçamento total da obra. No entanto, o foco não deve estar apenas no barateamento dos custos, mas na qualidade do produto.

Por isso, os responsáveis pelas compras na construção civil devem se atentar tanto à análise dos fornecedores, que vai considerar tudo o que é necessário, da entrega no prazo até o acabamento do produto, gerando efeitos direto para a experiência do consumidor.

O mais indicado é fazer parcerias com fornecedores que participem da avaliação dos modelos mais adequados para cada tipo de obra.

A esquadria precisa ser funcional porque será usada constantemente no nosso dia a dia. Simultaneamente, precisa garantir que não haverá vazamentos, perdas térmicas, problemas no manuseio, etc. Até porque além de nos proteger, elas podem ser belas paisagens.

Onde encontrar as especificações das esquadrias de alumínio

O documento de consulta técnica mais indicado para esse tipo de informação de um fabricante é o catálogo. Nele, dá para encontrar tudo o que é importante e que vimos acima, desde as linhas das esquadrias de alumínio até características dos perfis, montagens, etc.

Lembrando que esses produtos precisam ser testados conforme os requisitos das NBRs, ou seja, para provar que atendem a pontos como da estanqueidade à água. Os testes também validam o manuseio das janelas e portas em ciclos de aberturas e sistemas.