Imagem de background

3 dicas para arquitetos usarem esquadrias na iluminação natural

18 de abril de 2022

Os novos modelos de esquadrias de alumínio para imóveis passaram a permitir que os ambientes ficassem mais modernos. Mas, não é apenas isso: também tornou possível que se tornassem mais ecológicos, a partir do uso da luz natural durante o dia. Conheça as melhores dicas para arquitetos sobre esse tema!

Por que valorizar a luz natural

Todo arquiteto sabe que essa é uma tendência da arquitetura no mundo inteiro. Inclusive, porque tem um viés ecológico, que auxilia na redução do consumo de energia elétrica. Por consequência, isso barateia a conta de luz. Ou seja, todo mundo sai ganhando.

A iluminação natural de ambientes também traz as vantagens da decoração e do bem-estar a partir das dicas de arquitetura de interiores.

Dicas para arquitetos

Dessa forma parece não haver dúvidas de que o uso de esquadrias de alumínio na construção civil permite um projeto arquitetônico sustentável, com a entrada de luz natural, a boa circulação do ar e com um ambiente moderno. Vamos detalhar mais disso abaixo, leia.

Onde entram as esquadrias de alumínio?

Dessa forma, uma das maneiras mais incríveis que existe no mercado atual para se conseguir chegar a essa iluminação natural vem das esquadrias de alumínio. É um tipo de material que é imprescindível para obras da construção civil e para a arquitetura.

Esse tipo de esquadria pode ser usado em quartos, que atualmente representam muitos dormitórios que durante o dia se tornam escritórios para estudo ou trabalho. Assim como salas, que podem ser de TV ou de reuniões, além de cozinhas e muito mais.

O curioso é notar que o uso de esquadrias de alumínio para a iluminação natural é vantajoso ainda pelo fato de não limitar essa entrada de luz no ambiente. E sem contar que é um tipo de produto que é durável, podendo ter várias cores e aspectos.

Aqui no blog já falamos das vantagens das esquadrias de alumínio na construção civil, leia mais.

1 – O uso das esquadrias de alumínio além da iluminação

Se a gente considerar um ambiente menor, como apartamentos, esse tipo de produto de alumínio faz ainda mais sentido. Isso porque além de permitir a luz natural também é benéfico para a ventilação do ambiente, além de ser muito prático.

O motivo é que locais com dimensões menores tendem a ter falhas na circulação de ar e de luz, por isso, criar projetos arquitetônicos otimizados para esses fins faz tanto sentido. Ou seja, aqui temos uma das várias dicas para arquitetos.

2 – O uso das esquadrias de alumínio para vários imóveis

Sem deixar de lado a vantagem de contar com a luz do sol dentro dos cômodos, também podemos levar em conta que esse é um tipo de produto para vários imóveis. Ou seja, ele é flexível para residenciais, corporativos ou qualquer outro modelo de imóvel.

O importante é notar que a escolha do modelo de janela ou porta com esquadrias de alumínio vai depender do trânsito de pessoas por ali, do tamanho do ambiente e do design que o arquiteto quer dar para o lugar.

3 – O uso de esquadrias de alumínio além da estética

Pode até ser que você esteja confuso com tantos benefícios que as esquadrias de alumínio podem trazer para um imóvel. Mas, basta pontuar cada um deles para entender porque essa tem sido a melhor escolha para engenheiros, arquitetos e construtores.

É um produto bonito, que permite o design e as vantagens como iluminação natural e ventilação do ar. Fora isso, também tem o fato positivo de que segue todos os padrões de produção a partir de regras e leis. Ou seja, é seguro, confiável e resistente.

As esquadrias de alumínio sob medida para o seu projeto

Quem gostou da ideia e quer conhecer um pouco mais, considere que a ESAF Esquadrias de Alumínio produz esquadrias a partir das medidas que são possíveis para cada projeto arquitetônico. Dessa forma, respeita as dimensões indicadas e a ideia dos profissionais.

Para conhecer um pouco mais sobre as linhas que existem e o catálogo de produtos da ESAF, considere essa página de produtos. Entre as janelas, tem a de correr com 2 folhas ou de 4 folhas, as que possuem o maxim-ar ou dutos e até a com ventilação permanente.

No portfólio, a ESAF também conta com as maxim-ar em vários formatos, além da porta de correr de 4 folhas ou de 2 folhas. A porta de giro também pode ser pensada na iluminação natural porque ela pode vir com a folha inteira de vidro. São muitos os exemplos!

Outras dicas para arquitetos

Aqui no blog da ESAF você poderá encontrar outras matérias interessantes sobre esse tema da construção civil a partir de um panorama diferente, pensando na sustentabilidade e nas tendências do mercado.

Dicas para arquitetos

Aliás, um desses conteúdos cita exatamente as 5 maiores tendências da construção civil para os próximos anos, você já leu? Clique aqui para ler agora. Nesse texto, a gente fala sobre os projetos sustentáveis, o uso dos materiais sustentáveis, o atendimento ao cliente, etc.