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Escolha do fornecedor impacta nas suas vendas – Entenda

23 de novembro de 2021

Mesmo diante de um tímido crescimento do setor de construção civil, os custos e a falta de insumos e materiais são pontos que preocupam profissionais e lojistas, sem esquecer da alta nos juros. Isso, sem contar com a necessidade da escolha do fornecedor ser alinhada.

Ao analisar este cenário, sabemos que ele está longe do ideal, considerando os últimos meses e o impacto que a pandemia da Covid-19 trouxe ao mundo todo. Entretanto, não é nosso intuito que você enxergue o futuro com uma perspectiva negativa.

A ideia de apresentarmos esses pontos é para que você pense a respeito do que você, em sua loja, pode fazer para mudar este cenário. 

E nosso objetivo é mostrar neste conteúdo como a escolha do fornecedor impacta nas suas vendas e, mais do que isso, como de fato a escolha de bons parceiros pode ajudar muito na permanência e crescimento do seu negócio no mercado! Continue a leitura e saiba mais!

Escolha do fornecedor: muito mais do que uma negociação

É muito comum encontrarmos lojistas que, diante da rotina corrida e da pressão dos clientes por descontos, acabam optando por insumos, matéria-prima e materiais nem sempre da melhor qualidade.

Se você já passou ou passa por isso, não tem problema. Essa é uma realidade no negócio de pequenos e médios empreendedores, como você, que muitas vezes se veem sem saída. 

Isso não necessariamente por querer economizar, mas por de fato enfrentar a escassez do mercado e precisar optar por produtos medianos, para atender as demandas.

E é neste aspecto que entra a relevância da escolha do fornecedor com cautela e atenção. Isso porque, um fornecedor parceiro, comprometido com a evolução do seu negócio, preocupado com a saúde da sua empresa e não apenas em vender, vai com certeza trazer pelo menos dicas e insights quanto ao melhor caminho, principalmente diante do cenário atual.

Para ele, tão importante quanto ser seu fornecedor, deve ser o trabalho que você desenvolve na sua loja e quais produtos, e materiais você vende. Afinal, o nome dele está atrelado à sua empresa e quando as vendas acontecem, todos saem ganhando.

Então, muito mais do que uma negociação, ele precisa ser seu parceiro estratégico, ofertando produtos de qualidade, mas também, percebendo as mudanças do mercado e assim contribuindo com insights para alavancar as vendas na sua loja.

E quando os fornecedores se preocupam apenas em fechar vendas?

Acima falamos da relevância de um fornecedor de qualidade, bem como, de negociações que tem como base uma parceria.

Agora, não podemos deixar de citar o que acontece às vezes. Existem fornecedores que apenas se preocupam em fechar novas vendas, para assim atingir a meta do mês. Esse tipo de fornecedor você precisa manter distância.

Isso porque, ele não vai enxergar você e sua loja como um parceiro para construir um relacionamento sólido, onde ambos crescem. Ele é imediatista e quer atingir as metas. Diante disso, ele pode trabalhar com um preço bastante atrativo, mas o produto deixa a desejar.

Em outro momento já falamos sobre isso, mas vale relembrar.

Não significa que o produto é ruim se o preço é barato, da mesma forma que se o preço é alto, o produto é excelente. É possível encontrar no mercado todas as possibilidades.

Contudo, nós sabemos que os custos de fabricação, logística, impostos e outros pontos pesam no preço final de cada insumo, matéria-prima ou produto. E que quanto mais se coloca a qualidade como foco em tudo que se produz, as margens de lucro para você trabalhar, nem sempre são as melhores.

Mas, por isso a importância de uma análise de custo-benefício a longo prazo. O fornecedor que tem um preço atrativo e quer fechar negócio a todo custo, em algum ponto ele vai impactar nas suas vendas.

Seja no produto com durabilidade menor do que o esperado, o suporte ao consumidor que deixa a desejar, o cliente que, insatisfeito com o produto que comprou na sua loja, nunca mais vai na sua loja ou mesmo fala da experiência negativa que teve para amigos e familiares.

Pode parecer um pouco exagero da nossa parte, mas não é. Com o consumidor extremamente informado e conectado com tudo, ele está mais ainda exigente, analítico e consciente de suas escolhas. Agradá-lo não é mais tão simples, surpreendê-lo, menos ainda.

Dicas práticas para efetuar a escolha do fornecedor com eficácia

Provavelmente algumas dicas que iremos apresentar aqui você já sabe e coloca em prática. Contudo, sempre há algo novo a aprender e assim aprimorar essa escolha, garantindo parceiros de qualidade para a sua loja.

Pesquise a credibilidade e experiência de mercado

Esse ponto é essencial e deve ser o primeiro da sua lista a ser analisado. Com os potenciais fornecedores listados, pesquise a credibilidade e experiência de mercado de cada um. A internet é uma grande aliada, já que você consegue fazer uma verificação detalhada, buscando reclamações ou mesmo processos relacionados a cada fornecedor. 

Da mesma forma, você consegue verificar clientes já atendidos e se eles estão satisfeitos com as parcerias. Junto a isso, jogue o CNPJ do fornecedor também nas ferramentas de pesquisa da internet e verifique o que aparece.

Atendimento das Normas Técnicas do setor

No setor de construção civil, sabemos o peso que a qualidade dos materiais e produtos tem nos projetos. E nada mais assertivo para validar a qualidade dos produtos e insumos de um fornecedor do que as Normas Técnicas.

Nesse sentido, avalie se os fornecedores que você tem na sua lista atendem as Normas relacionadas ao que fabricam e se estão dentro da legislação, não só quanto ao que produzem, mas como empresa.

Analise a capacidade produtiva na escolha do fornecedor

escolha do fornecedor

Esse, sem sombra de dúvida, é um ponto extremamente importante, ainda mais com as mudanças ocorridas no mercado nos últimos meses, como a escassez de matéria-prima e custos de fabricação altos.

Como você quer alavancar o crescimento da sua loja, contar com fornecedores que consigam trabalhar diante das oscilações do mercado, é indispensável. Hoje você está com a loja praticamente vazia, mas amanhã ela pode estar cheia, com inúmeros pedidos de orçamento.

Fornecedores parceiros e comprometidos com seu negócio, trabalham com margens e alta capacidade produtiva para não te deixar sem saída. Nem sempre é possível estar preparado, mas essa previsibilidade é um quesito que seus fornecedores precisam proporcionar.

Prazo de entrega flexível

Com tanta volatilidade no mercado, fixar uma forma de atuação ou uma única possibilidade de prazo de entrega, por exemplo, já é coisa do passado. Flexibilidade tanto no prazo de entrega, quanto no pagamento, são pontos que você precisa avaliar em seus fornecedores.

De novo, não se trata do fornecedor fazer tudo como sua loja necessita, mas de entender sua demanda e de fato se mostrar comprometido em encontrar a melhor solução para determinada negociação. Parceria é fundamentada em confiança e flexibilidade, um ajuda daqui, o outro de lá e ambos vão adiante.

A sustentabilidade em pauta

Os consumidores estão cada dia mais antenados quanto a pegada sustentável. Uma forma para de fato contribuir para uma atuação mais sustentável, é você analisar quais práticas, processos, mudanças e ações seus fornecedores em potencial realizam em prol da sustentabilidade.

Isso pode estar relacionado a usar matéria-prima, como a madeira, de reflorestamento; criar e executar projetos para reduzir a emissão de carbono na atmosfera, geração de energia de forma sustentável, como através da energia solar, etc.

Existe uma vasta lista de possibilidades para negócios adotarem práticas mais sustentáveis. E elas estão deixando de ser uma escolha, para se tornarem uma necessidade.

Verifique o potencial de inovação na escolha do fornecedor

O quão inovadores e conectados com as tendências e novidades do mercado esses fornecedores estão? Analise a capacidade deles sugerirem novos produtos e materiais modernos. 

Ou seja, identifique quais estão por dentro das demandas do mercado, já que ao levar para seus clientes novidades, você ganha relevância e o seu fornecedor também.

Por último, mas não menos importante, analise os preços

Ele não deve ditar suas escolhas, mas necessita ser avaliado. Faça pesquisas, compare preços — mas, não apenas eles — e identifique quais fornecedores contam com preços muito baixos ou altos, se comparados à prática do mercado. 

Extremos exigem atenção e todos os outros pontos apresentados neste conteúdo precisam ser considerados. Lembre-se que fornecedores parceiros e comprometidos com o crescimento da sua loja têm um valor inestimável.

E então?

Como você viu neste conteúdo, a escolha do fornecedor não só pode, como vai impactar nas suas vendas. 

Ele tem papel fundamental, já que tem essa capacidade de trazer insights quanto a novidades e tendências, ao mesmo tempo que tem a responsabilidade de entregar ao mercado, insumos e produtos de qualidade. Caso contrário, você e ele saem perdendo.

Nesse sentido, utilize todos os aspectos que pontuamos na análise e escolha dos fornecedores para sua loja. Temos certeza que os que continuarem na sua lista, após essa validação, serão bons parceiros, que de fato ajudarão na evolução da sua empresa.

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