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7 dicas para um controle de estoque de material de construção eficiente para revendedores

28 de dezembro de 2021

O tema que gira em torno do controle de estoque de material de construção sempre foi um desafio para todo o setor. Atualmente, com os avanços tecnológicos e a criação de softwares simples para o uso do dia a dia, essa questão tem sido, pouco a pouco, resolvida.

No entanto, ainda há lacunas a serem preenchidas. Os donos de materiais de construções que vendem e revendem diversos tipos de produtos costumam ter dificuldade como na hora de escolher o melhor fornecedor, que faça entregas no prazo e que tenha qualidade. Esse é só um exemplo.

O fato é que se essa questão de estoque estiver totalmente resolvida, ela pode ajudar na hora de encontrar os melhores resultados para a loja, inclusive, na hora de fidelizar clientes, que ficarão mais satisfeitos com o serviço prestado nas vendas.

As dicas para um controle de estoque eficiente

Para começar esse tópico, considere que ter estoque demais pode ser um problema do mesmo modo que ter estoque de menos, que é quando faltam os produtos. Por isso, o controle de estoque é importante para todo lojista da área da construção civil.

Abaixo, estão listadas as 7 dicas mais simples que você poderia ler hoje, mas que farão uma diferença enorme na sua loja, ainda mais para quem revende os produtos da construção civil.

1 – O controle automático

A primeira dica partiu de uma dúvida que é muito comum na vida dos empreendedores e gestores dessa área: como informatizar uma loja de material de construção? Essa é uma pergunta que faz muito sentido porque o controle manual do estoque não é inteligente.

Ainda mais quando se considera o volume de produtos que podem ficar disponíveis ali. Assim, a automatização do estoque se faz fundamental para os dias atuais. Ele evita erros na entrada ou saída de itens, por exemplo. Como automatizar? Usando softwares focados nisso.

2 – A análise dos produtos

A dica número dois sobre como ter um controle de estoque de material de construção eficiente tem a ver com os itens que você vende e revende na sua loja. Ao avaliar o desempenho deles é possível notar os que possuem mais ou menos ciclos de compra.

Ou seja, se tem aquele produto que vende de forma mais regular, é óbvio que você deveria ter ele ali, à disposição no seu estoque, em maior volume. Esse tipo de estudo é feito de forma muito rápida nos programas usados para controlar o estoque.

3 – A demanda do público

Mais uma dica muito valiosa é sobre a demanda que você tem na sua loja de construção. Esse é um ponto mais estrutural, de questões físicas e de ambiente. Por exemplo, como é que se faz a organização do estoque de uma loja de itens da construção civil?

Existem várias respostas. Uma delas passa pelo fato de que os produtos que possuem maior demanda devem ser disponibilizados e armazenados de maneira que seja mais rápida a sua retirada dali. Isso agiliza todo o processo e melhora a experiência do cliente.

4 – A escolha dos fornecedores

A escolha dos fornecedores também faz parte desse texto que é sobre o controle de estoque de material de construção. Isso porque o lojista que escolhe apenas um parceiro a partir do preço pode ter problemas com a entrega, que será mais lenta ou até atrasada.

Você já leu uma matéria que foi publicada nesse blog e fala sobre os motivos para revender esquadrias de alumínio da Esaf, não leu? Um dos motivos é o fato de que é a empresa que tem maior capacidade produtiva da América Latina. Além de um ótimo custo-benefício. Relembre!

“5 motivos para você revender esquadrias de alumínio Esaf na sua loja”

5 – A gestão de compras

A próxima dica que faz todo sentido para organizar, planejar e manter o controle de um estoque de revenda de itens de construção é sobre a gestão de compras. Como assim? Saiba que a ideia de ter bons fornecedores, que sejam parceiros, calha bem com esse conceito.

Isso porque a partir do seu orçamento, você poderá escolher o seu parceiro considerando a reputação dele, a capacidade de entregar no prazo, de negociar os melhores valores e até mesmo pensando no diálogo, que é a comunicação transparente com esse fornecedor.

6 – O período médio de estoque

Também vale a pena conhecer e entender o período médio de estoque. Isso nada mais é do que um indicador usado para calcular os possíveis desperdícios gerados nos investimentos com produtos com pouca saída.

Ou seja, o problema acontece quando o período médio é longo demais. É quando ele “encalha” no estoque. A reposição de estoque para esse tipo de produto não deve acontecer. Ao menos, não de forma frequente.

7 – O giro de estoque

Já a ideia do giro de estoque é considerar o indicador que mostra o bom desempenho de um produto. Isto é, as vendas positivas dele. No geral, o ideal é que os produtos tenham um bom giro de estoque.

O lojista que confia em um fornecedor e sabe que ele vai entregar no prazo fica mais confiante com as entregas. No entanto, pode ser que em algum momento as vendas ultrapassem os resultados previstos e ele precise de alguns produtos mais urgentemente.

Vale a pena investir no controle de estoque?

Quando se torna possível observar que o controle de estoque de material de construção é um diferencial competitivo no mercado, a resposta para essa pergunta se torna bastante clara. Por isso, esse tipo de investimento, que não precisa ser caro, vale a pena.

Ainda mais quando se nota que nesse tipo de lugar comercial há uma grande variedade de produtos, de marcas, de formatos e de características. Ao mesmo tempo, independentemente disso, o cliente quer ser atendido de forma rápida e com soluções.

Para conseguir êxito nesse atendimento ao cliente, os cuidados com o estoque se fazem totalmente necessários para os lojistas da construção civil. Sem essa organização, você enquanto gestor vai perder vendas e a chance de fidelizar os seus clientes.