Imagem de background

Análise de Fornecedores – 5 critérios essenciais para fechar boas parcerias na construção civil

14 de dezembro de 2021

Imagine que você seja uma loja de construção civil ou alguma empresa que atue na construção civil de um modo geral. O que você precisa fazer é ligar o seu cliente com quem fabrica os produtos, correto? Aí entra o que a gente chama de análise de fornecedores.

Isso porque se você apenas visar o fabricante de esquadrias de alumínio ou de portas ou outros produtos apenas pelo preço que ele cobra, você terá um grande problema com o seu cliente no futuro. Então, vale a pena fazer a análise de fornecedores a partir desses critérios.

O que é avaliação de desempenho de fornecedores

Os dois últimos textos que fizemos tem tudo a ver com a análise de fornecedores, que nós vamos mencionar aqui. No primeiro, a gente falou sobre “como a escolha do fornecedor impacta nas suas vendas”.

Ou seja, com isso ficou evidente uma informação: avaliar cada um dos fornecedores da construção civil é importantíssimo para quem quer ter parceiras de sucesso nesse mercado. Só que a pergunta é: como fazer essa avaliação de desempenho dos fornecedores?

A resposta você já deve saber: através de estudos. Esse estudo pode ser com o uso de indicadores que medem a performance de cada um dos fornecedores, por exemplo. Assim, temos o Índice de Desempenho do Fornecedor.

Mas existem outros tipos de avaliação de fornecedores. Para nós, o que importa nesse momento não é sobre o método usado e sim sobre os critérios para avaliação de fornecedores que você deve usar no seu estudo. E nós listamos os 5 principais. Leia no próximo tópico.

Como fazer uma análise de fornecedores

A análise de fornecedores é feita através de uma avaliação de vários critérios. Esse é o resumo do que é essa avaliação de fornecedores. Mas, quais são os critérios usados? É para isso que criamos esse tópico. Confira 5 que não podem faltar para se chegar a uma parceria de sucesso.

1 – Qualificação

O primeiro dos critérios da análise de fornecedores que você tem que considerar é sobre a qualificação. Mas, o que é isso? É saber se o seu futuro parceiro está apto a oferecer os melhores produtos para você.

Os selos de certificações podem atestar essa qualidade da empresa. Por exemplo, aqueles que garantem a troca por defeitos de fabricação ou mesmo as entregas nos prazos estipulados.

Para concluir esse tópico, leve em conta também as formalidades. Evite um erro amador na escolha de fornecedores que é comprar de empresas informalmente, sem registros, sem CNPJs ou sem dados na Receita Federal.

2 – Estabilidade

Um próximo ponto é sobre averiguar a estabilidade, especialmente financeira, desse fornecedor. Um exemplo é quando essa empresa está com problemas no fluxo de caixa ou até mesmo com entraves na qualidade do que é oferecido ao mercado.

Esse tipo de instabilidade pode gerar uma tendência negativa e causar imprevistos futuros. É muito provável que você já tenha ouvido histórias de construtoras que fizeram pedidos de materiais e nunca receberam, não é verdade? Olha que situação péssima.

3 – Desempenho

O ponto número 3, que é outro dos critérios para avaliação de fornecedores, é sobre o desempenho operacional. É o que os analistas gostam de chamar de performance empresarial. Isso é medido através de indicadores, os KPIs, que indicam a atuação do fornecedor.

Apesar dos números, você também deve avaliar sobre outros indicadores ou métricas, como é o caso do alinhamento das metas, do método de coleta e transporte, dos feedbacks e muito mais.

4 – Gestão

A gestão do fornecedor é outro ponto de destaque. Sabe aquela ideia de empresa bagunçada e desorganizada? Isso jamais vai cair bem para qualquer companhia e de qualquer setor. No caso de fornecedores da construção civil, o problema pode ser ainda maior.

Então, observe como é feito o gerenciamento desse futuro parceiro. Conforme a sua resposta, já vai dar para ter uma ideia se a resolução de problemas será simples ou dificultosa. Aliás, a gestão também se relaciona diretamente com a comunicação com esse fornecedor.

Ah, outro insight que vale a pena considerar aqui é sobre a segmentação dos seus fornecedores, ou melhor, futuros parceiros. Isso ajuda na hora de comprar em maior volume ou negociar prazos de pagamentos.

5 – Produto

Por fim, mas não menos importante, a gente também tem que falar da qualidade do produto. Porque não dá para terminar uma análise de fornecedores sem esse tópico, né. Aqui, a gente tem que se dedicar a avaliar os detalhes do produto.

O que, consequentemente, vai cair também na relação custo-benefício. Mas, jamais fique preso apenas ao custo do produto porque isso pode ser um verdadeiro tiro no pé, né.

Você sabe que escolher os fornecedores da construção civil pensando apenas nos menores preços do mercado vai acabar dando prejuízo para você, certo? Esse é um dos mercados com piores reputações. Por isso, escolher o fornecedor certo faz toda diferença no resultado final.

Como fazer certo a análise de fornecedores na construção civil

No dia a dia das pessoas, a gente pode notar que tem muitas lojas e empresas “empurrando” produtos similares a preços mais acessíveis. As pessoas que compram nem sempre ficam satisfeitas, viu. Na indústria da construção civil, isso também acontece.

É comum a gente ver muitos fornecedores fazendo esse tipo de “oferta mais barata”. Porém, o risco é bem grande.

Sendo assim, muito mais do que avaliar o que é mais barato, o mais indicado é a gente fazer essa análise de fornecedores, que é mais completa.

Após considerar esses 5 critérios para avaliação de fornecedores, com certeza, você vai ver que a Esaf é aquele fornecedor parceiro que quer ter ao seu lado. É uma das empresas mais confiáveis do país quando o assunto é sobre esquadrias de alumínio e telhas translúcidas.

Para conhecer todas as vantagens da Esaf, desde a qualidade do produto até as entregas conforme os prazos combinados, clique aqui. Nós temos um próximo artigo que cita as principais vantagens para quem quer revender esquadrias de alumínio e telhas translúcidas.

5 motivos para você fechar parceria com a ESAF