Imagem de background

Veja como realizar a seleção de fornecedores em uma construtora em 8 passos

29 de maio de 2023

A entrega no prazo, a qualidade no serviço prestado e a satisfação do consumidor-final formam a tríplice do sucesso para toda empresa do setor construtivo. Só que para isso acontecer, primeiro é preciso aprender como realizar a seleção de fornecedores em uma construtora.

O que vamos fazer neste conteúdo é muito simples: mencionar quais são os passos para identificação dos melhores fornecedores para a sua construtora. Até porque a resposta não vai depender somente do menor preço, mas também de fatores como:

  • A credibilidade do fornecedor
  • A estabilidade financeira do fornecedor
  • As normas técnicas do setor
  • A legislação ambiental e o processo produtivo
  • Os prazos de entrega dos produtos/serviços
  • A qualidade dos produtos e dos serviços
  • Os preços e as condições de pagamento
  • O atendimento rápido à construtora

Continue lendo com atenção para entender todos os detalhes de cada uma dessas etapas e fazer a escolha do seu parceiro de maneira mais confiável. Até porque o seu cliente-final, que está cada vez mais atento as soluções do mercado, merece esse cuidado.

8 passos para a seleção de fornecedores em uma construtora

A avaliação de um fornecedor para construtoras deve considerar passos que vão impactar também no futuro, quando os imóveis forem comercializados com os clientes-finais. Ao passo que a escolha do fornecedor impacta nas vendas, o que pode ter um viés positivo ou negativo.

Dessa forma, anote aí todas as dicas para que se chegue ao fornecedor ideal.

1 – A credibilidade do fornecedor

A credibilidade tem muito peso no setor construtivo, este que é muito competitivo e amplo. Por isso, antes de fazer a escolha do melhor fornecedor de materiais ou serviços, as construtoras precisam avaliar as reais capacidades e propostas do futuro parceiro.

Descubra quais foram as experiências de outras empresas em relação a todo tipo de serviço prestado, da qualidade do produto ao atendimento e entrega no prazo. As melhores respostas terão ligação com aqueles fornecedores que prezam pela honestidade em seus negócios.

Essa credibilidade passa pela capacidade produtiva. Na produção de esquadrias, a ESAF tem um volume que é de 80 mil unidades por ano em um parque industrial que opera em 45 mil m² de maneira vertical. Ou seja, não vai faltar produto para a sua construção.

2 – A estabilidade financeira do fornecedor

Se a empresa que você fará negócios não está indo bem, podemos ter um problema. Ou seja, com déficits nas contas, existe uma grande chance de haver entraves na qualidade do produto ou serviço que é oferecido, impactando nos prazos também.

Inclusive, não é raro encontrar casos de construtoras que encomendaram pedidos e nunca receberam, causando um grande prejuízo com os clientes-finais. Esse tipo de instabilidade tem um grande peso no estudo comparativo dos fornecedores.

Com uma história que vem desde 1979, a ESAF é um ótimo exemplo de fornecedora da construção civil. Ao passo que, ao longo do tempo, se modernizou e soube investir em cada etapa do seu processo produtivo, se tornando a maior fabricante desse produto no país.

3 – As normas técnicas do setor

Uma das maneiras mais simples e realistas de descobrir sobre o comprometimento dos fornecedores da construção civil tem a ver com as normas técnicas e as certificações deles. Esse tipo de documento indica o alinhamento das empresas com os padrões do setor.

Um ótimo exemplo são as normas da ABNT (Associação Brasileira das Normas Técnicas), que vão desde exigências básicas da construção até os programas de gestão de qualidade.

Atualmente, os principais certificados são: ISO 9001 (Gestão de Qualidade) e PBQP-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat). No caso das NBRs, as mais importantes são: NBR 10821 e NBR 15575.

4 – A legislação ambiental e o processo produtivo

Pensar no meio-ambiente é um assunto importantíssimo sobre como realizar a seleção de fornecedores em uma construtora atualmente. Inclusive, o termo ESG é bem comum em todo setor e uma etapa a ser verificada no seu estudo.

Ao ter um parceiro que atua com essa responsabilidade, a sua construtora se torna uma aliada na busca por um sistema mais colaborativo e mais sustentável. Vá de encontro aos fornecedores que tenham o selo verde e minimize os impactos ambientais.

5 – Os prazos de entrega dos produtos/serviços

O prazo de entrega sempre é uma prioridade nesse setor. Tanto que na pergunta sobre como realizar a seleção de fornecedores ele não poderia ficar de fora. E aquela dica de descobrir a credibilidade do futuro parceiro conta muito aqui também.

Antes de garantir aos consumidores o cumprimento dos prazos, é preciso ter a certeza de que você terá materiais e serviços no tempo certo. Consequentemente, esse simples fator tornará a sua empresa mais competitiva no mercado, por isso, importa tanto.

A partir dos problemas com as entregas, as construtoras começaram a pensar em estratégias e maneiras de solucionar a questão cada vez mais rapidamente. Seja com a otimização do estoque, a padronização da agenda, a minimização de riscos e outras ideias.

6 – A qualidade dos produtos e dos serviços

Outro passo importante para a seleção de fornecedores tem a ver com a qualidade do que será negociado e comercializado. O padrão de excelência tem que ser considerado porque o seu consumidor procura por isso. E vale a atenção para um detalhe.

Mais do que pensar propriamente na qualidade, considere ter certeza e garantias de que a avaliação será estendida por toda a obra. Isso evita que as primeiras remessas sejam superiores às remessas finais, o que é mais comum do que deveria ser nesse mercado.

Sem deixar de lado o ponto sobre a qualidade, pense ainda na diversidade dos produtos. Vale a pena observar o catálogo desses fornecedores para ver o que eles oferecem ao mercado e se há exclusividades para cada público-alvo, por exemplo.

7 – Os preços e as condições de pagamento

Ainda que não seja o ponto mais importante, esse detalhe merece a sua atenção. Até porque não adianta adquirir um produto que vai fazer com que a sua obra tenha gastos superiores ao que foi planejado ou ao valor previsto para a venda.

Na seleção de fornecedores para construtoras, busque a comparação inteligente, que considera o padrão do material, o processo construtivo, o acabamento e as garantias, por exemplo. É isso que vai fazer com que você, comprador, chegue ao melhor custo-benefício.

8 – O atendimento rápido à construtora

Todo mundo quer ter um atendimento rápido, concorda? No caso das construtoras, mais ainda porque é preciso pensar em soluções emergenciais para evitar atrasos na obra ou mesmo alternativas para atender aos requisitos dos consumidores.

Ao passo que esse atendimento se torna extremamente relevante em casos de imprevistos, que são acontecimentos quase impossíveis de se prever. Então, pergunte-se: o quanto o seu fornecedor está preparado para oferecer um atendimento rápido, diferencial e solutivo?

Todos os fatores importam!

Agora que você sabe como realizar a seleção de fornecedores em uma construtora a partir dos passos mais importantes, atente-se a eles da próxima vez que for fechar uma parceria de sucesso. Jamais deixe de pensar na experiência do consumidor.

Em um primeiro momento, o preço mais baixo pode ser atrativo, só que nenhum cliente quer ter uma experiência ruim com o seu imóvel. Mais do que isso, cada vez mais, eles estão antenados às decisões que as construtoras tomam antes, durante e depois da obra.

São os pontos acima que realmente importam para os consumidores, que não se importam em pagar um pouco a mais se tiverem qualidade no que estão adquirindo. 

Para assegurar essa excelência na execução do seu projeto, conheça os produtos da ESAF, uma das maiores empresas de esquadrias de alumínio do mundo.

Na busca um fornecedor de qualidade que permita um relacionamento saudável e duradouro no assunto das esquadrias de alumínio, a ESAF é uma referência na atualidade. Conheça mais da história e veja os catálogos (revenda e engenharia).