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Aprenda como fidelizar clientes no setor imobiliário

24 de setembro de 2021

Fidelizar clientes é certamente uma das atividades mais desafiadoras e necessárias nos mais variados setores, incluindo o imobiliário, que dispõe ainda de algumas especificidades. Aqui, é importante se atentar, por exemplo, ao ciclo de recompra, que é substancialmente mais elevado se comparado a outros bens de consumo.

Entretanto, com a aplicação de algumas dicas, é possível realizar esse processo de forma natural e eficaz. Deste modo, menores são as chances de os clientes serem conquistados pela concorrência. Portanto, toda dedicação é válida na hora de reter os clientes, sempre no intuito de deixá-los satisfeitos com o serviço prestado.

Outra vantagem é poder receber indicações devido ao excelente trabalho da sua construtora, ou até mesmo o retorno de uma visitação em caso de nova venda. Ou seja, na prática, essa fidelização é útil, inclusive, para o posicionamento da sua empresa no mercado.

Lembre-se que você precisa, na verdade, se tornar positivamente memorável para os seus clientes, tendo em vista que eles já foram atraídos uma vez. 

Neste conteúdo, você verá passos essenciais para o sucesso, visando potencializar ainda mais o seu negócio! Continue a leitura e confira! 

Dicas essenciais para fidelizar clientes no setor imobiliário

Para a tarefa em questão, o mais importante a se ter em mente é que fidelizar clientes está diretamente ligado à experiência gerada. Sobretudo, na escolha de um imóvel, é comum haver certa ansiedade para que tudo ocorra de forma tranquila, atendendo as expectativas delineadas.

Por isso, foque em marcar esse momento na vida de quem opta pelo nome da sua empresa e execute um trabalho não menos que encantador. Talvez, um aspecto valioso para isso seja fincar o sentimento de confiança desde o primeiro contato com o cliente, porém, existem várias outras maneiras, como você verá a seguir:

Trate o cliente como você trataria alguém da sua família 

Este é um tópico de alto valor para o seu negócio: tratar o cliente como você trataria alguém da sua família. Pode parecer exagero à primeira vista, mas saiba que a ideia é justamente oferecer um atendimento excepcional, fazendo a pessoa se sentir querida e com as suas dúvidas sanadas.

Por isso, pense, “se esse cliente fosse a minha mãe ou irmã, como eu a trataria?”. Certamente, a percepção do outro lado será positiva. Vale citar ainda que isso precisa ser feito em todas as etapas da negociação, desde o contato inicial ao pós-venda.

Realize o marketing imobiliário

Nos tempos atuais, com boa parte da população presente na internet, é difícil pensar em fidelizar clientes sem realizar ações de marketing. Ele ajuda a atrair interessados no setor, converte-os em vendas e ainda é útil para se fixar na memória das pessoas, sobretudo pelas redes sociais.

Seu trabalho então deve ser atrair e aquecer a sua audiência com imagens dos imóveis, missão, visão e valores da construtora. Com consistência, os resultados podem ser significativos.

Seja claro ao se referir de assuntos complexos

Basta falar de assuntos mais burocráticos, que, possivelmente envolverão papeladas, para bater um certo desespero. Afinal, apesar de os cidadãos brasileiros passarem ao longo de suas vidas por diversas situações de teor burocrático, a cultura da simplificação ainda não é uma realidade.

Isso porque, a existência de muitos termos técnicos somada à falta de clareza quanto a pontos contratuais, geralmente criam barreiras, principalmente em quem não tem um nível de escolaridade elevado.

Portanto, não hesite em fazer a diferença ao ser claro no que tange aos assuntos mais complexos do setor e mostre às pessoas que você as entende.

Exponha a sua experiência e autoridade

Expôr sua experiência e autoridade significa mostrar que a sua construtora está apta para entregar um serviço verdadeiramente eficiente. Logo, isso pode acontecer através de imagens relevantes, dados e feedbacks de clientes. 

Se coloque à disposição para tirar todas as dúvidas que surgirem, solícito e compreensivo com a dificuldade que algumas pessoas naturalmente têm quando o assunto fica um pouco mais técnico. Lembre-se que o seu papel ali deve ser de um guia. 

Entenda o que os clientes precisam

Ao entender o que os clientes precisam, você é capaz de fornecer a eles um suporte mais adequado. Isso será viável através das conversas que vocês terão, portanto, cada contato será valioso para observar atentamente as necessidades do potencial comprador.

Se questione: o que ele espera a médio e longo prazo? Qual seu estilo de vida mais desejado? Ele prefere espaços com mais janelas ou menos janelas? Essas perguntas serão úteis para que você consiga oferecer o imóvel mais apropriado.

Registre as informações obtidas

Pouco adianta ter inúmeras informações sobre os clientes se você não faz um devido mapeamento disso. Cada tópico pode te auxiliar nas decisões e nas negociações. Então, é essencial que tais informações tenham registros para que não se percam. 

Uma forma de fazer isso é através de um CRM — Customer Relationship Management, plataforma utilizada para relacionamento com o cliente. Deste modo, tudo fica à vista no sistema, sem dificuldades para acessar o que for necessário.

E então?

Como vimos neste conteúdo, fidelizar clientes no setor imobiliário, apesar dos seus desafios, é totalmente possível, sobretudo com a adoção de medidas pertinentes. 

Nesse sentido, trate o cliente como você trataria alguém da sua família, realize o marketing imobiliário, seja claro ao se referir a assuntos complexos, exponha sua experiência, entenda o que os clientes precisam e registre as informações obtidas. Os resultados, certamente, virão.

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