Imagem de background

Saiba o que é INCC e a importância para as construtoras

09 de novembro de 2022

No começo, ele foi considerado o primeiro índice que fez parte dos custos da construção civil no nosso país. Aos poucos, se torna o principal indicador do setor porque oferece um tipo de estatística contínua, medida mensalmente. Saiba o que é o INCC.

O que é INCC

INCC é o Índice Nacional de Custo de Construção. Assim, uma base de dados é usada como referência pelas construtoras e serve para avaliar os custos de insumos. Por quê? Para que se chegue ao valor de venda do imóvel de modo mais assertivo e sem prejuízos.

O Índice foi criado em 1944 pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tinha o objetivo de analisar o mercado da construção civil oferecendo cálculo de alíquotas. Hoje, a publicação acontece sempre no dia 15 de cada mês e traz valores que consideram a inflação do mês anterior.

Mas, qual o valor da taxa do INCC? Para fazer o cálculo são consideradas várias informações e não apenas os materiais de construção, mas também o custo de equipamentos, serviços e mão de obra. O foco está em insumos usados na construção de imóveis.

As modalidades do INCC

A divulgação da taxa do INCC é feita em três modalidades. Conheça-as.

INCC-DI (Disponibilidade Interna)

Essa modalidade corresponde à evolução dos custos presentes na construção civil em um período que vai do primeiro ao último dia do mês que está sendo analisado. A composição é de 10% do IGPI (Índice Geral de Preços).

INCC-10 (10)

A segunda modalidade tem a ver com os custos presentes na construção civil, mas que compreende o período entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês atual. Também compõe 10% do índice Geral de Preços.

INCC-M (Mercado)

O último é um dos mais importantes e segue os custos da construção civil entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência. A composição é a mesma: 10% do IGPM.

O cálculo do INCC

A FGV faz uma média aritmética dos dados coletados em todas as capitais do país e combina isso com um sistema de preços e pesos. Um destaque fica por conta dos materiais de construção, que são divididos em categorias: estruturais, instalações e acabamentos.

A pesquisa de preços dos insumos conta com 64 itens de mão de obra e mais de 650 de materiais, equipamentos e outros serviços. As contas são feitas a partir de dados informados por empresas de engenharia.

O levantamento das informações considera as seguintes cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília e Porto Alegre. Você pode consultar toda a estatística no site da FGV.

Para que serve o INCC

O principal uso do INCC é feito pelas construtoras porque serve de orientação para a criação de orçamentos de obras. Nesse sentido, se torna uma ferramenta que pode garantir maior assertividade também em preços de vendas de obras.

modalidades incc

Na prática, ela pode oferecer os melhores preços aos clientes sem correr risco de ter prejuízos. E essa regra é muito aplicada no setor imobiliário com referência aos imóveis comprados na planta e financiados, considerando prazos mais longos.

Consequentemente, o lado bom disso é o poder de compra na hora de receber as parcelas dos clientes sem precisar arcar com as variações da inflação no período. Isso porque o custo de obra se altera conforme as mudanças nos custos de materiais, por exemplo.

Além da construção civil, o INCC também é usado como índice na inflação do Brasil, o que reflete nos investimentos.

As vantagens do INCC para a construtora

A principal vantagem do índice para uma construtora tem a ver com a saúde financeira dessas companhias. Tem ligação com o orçamento das obras, gastos e receitas. O INCC é usado na cobrança de parcelas de financiamentos, sendo um tipo de manutenção do poder de compra.

Outro ponto está no fato de que o INCC reflete os aumentos que são mais direcionados à construção civil, como aumento salarial de serventes e pedreiros.

O cuidado tem que estar no fato de que os efeitos são amortecidos pelas parcelas apenas 2 meses depois, o que exige uma boa gestão das construtoras.

A cobrança do INCC do cliente

Muito se discute sobre essa cobrança de ajustes por parte dos clientes. O fato é que ao financiar um imóvel na planta, a cobrança não é apenas ligada ao apartamento ou casa, por exemplo, mas também a construção do empreendimento.

Logo, as mudanças nos custos de materiais ou mão de obra se atualizam por meio do INCC. A principal finalidade, neste caso, é a de reajustar o saldo devedor ao longo do período da construção do imóvel. A cobrança acontece até o fim da obra.

Para o consumidor, vale a pena se atentar ao fato de que a cobrança do INCC é sobre o saldo devedor e não sobre o valor total do imóvel.

INCC e taxa de evolução da obra

No dia a dia é muito comum encontrar essa dúvida entre as pessoas: INCC e juros de obra é a mesma coisa? O INCC é o índice que corrige os valores da construção civil até a entrega das chaves e, portanto, não tem a ver com as taxas de juros ou taxa de evolução de obra.

A taxa de juros é um valor que o banco cobra das construtoras. A explicação é simples: essas empresas fazem empréstimos com as instituições financeiras para começar as suas obras. Logo, o valor é repassado para o comprador quando ele adquire o imóvel, ainda na planta.

Então, a taxa de evolução da obra vai diretamente para o banco, sendo que também é paga entre a assinatura do contrato de financiamento do imóvel e a realização das matrículas dele.

Mais sobre o mercado da construção civil

Para quem se interessou por esse tema, leve em conta que já publicamos outros artigos no blog que mencionam índices e trazem informações relevantes do setor. Confira alguns:

Lembrando que todo tipo de estudo, como esse do índice do INCC, é importante para que as construtoras possam fazer escolhas mais assertivas e concluir as obras com lucro.