Imagem de background

Saiba o que é VGV na construção civil

12 de janeiro de 2022

Quando uma obra começa a ser projetada, ela precisa de expectativas e estimativas de vendas. Isso é fundamental para saber se o negócio será lucrativo. O Valor Geral de Vendas é quem faz esse trabalho. Por isso, entender o que é VGV na construção civil faz tanto sentido.

E isso vale para engenheiros, arquitetos e todos os trabalhadores que estão ligados aos empreendimentos que serão lançados. O valor também tem utilidade na hora de realizar a compra de materiais para a obra e conseguir novos investidores.

Entenda o que é VGV na construção civil

A primeira pergunta que as pessoas fazem é: o que significa a palavra VGV? A resposta é simples: Valor Geral de Vendas. Mas, o que isso significa na prática? Se você trabalha na área da construção civil já deve ter ouvido falar da sigla várias vezes porque ela é importante.

VGV nada mais é do que o número de unidades do empreendimento vezes o valor médio de cada unidade. É dessa forma que se consegue obter a soma do valor potencial de venda de todas as unidades disponíveis em um empreendimento. Vamos à um exemplo.

Imagine um lançamento de 20 apartamentos que valem R$ 280 mil cada um. Logo, o VGV seria de R$ 5,6 milhões em receita. Só que é preciso atenção para o fato de que esse não é um dado definitivo porque não considera a negociação com proprietários e possíveis alterações.

Portanto, o VGV serve para avaliar o valor total que pode ser ganho com a venda de todas as unidades do empreendimento. Mas, esse valor final pode variar conforme as negociações das vendas e a quantidade de unidades vendidas.

Por que o VGV é importante na construção de empreendimentos

O VGV é um indicador que ajuda na identificação do potencial comercial de um negócio imobiliário. Ou seja, ajuda a dizer se esse empreendimento vai dar retorno ou não para o investidor. Fora isso, também tem o seu papel para as incorporadoras.

Isso porque ele ajuda no cálculo das verbas administrativas e no desempenho da empresa.

O VGV é usado como valor de referência em contratos de imóveis, especialmente, os de compra e venda de imóveis com preço variável. Outro uso para ele é do de permuta financeira entre incorporadoras e loteadores ou proprietários de terrenos.

Leia também – Conheça 5 tendências na construção civil em 2022 focadas nos clientes

Resumidamente, considere o que é VGV na construção civil e a sua importância a partir da relação entre lucratividade e viabilidade, o uso correto das verbas e os gastos, além da prospecção para o mercado financeiro.

Vale considerar que o VGV é diferente do BDI 

Isso porque o BDI (Budget Difference Income) é um cálculo que complementa o orçamento final do empreendimento. Também é útil para construtoras e engenheiros, mas tem mais ligação com o preço final cobrado do cliente.

Como as construtoras aumentam a precisão do valor do VGV

Até aqui foi possível notar que há uma estimativa de VGV para todo novo lançamento que existe. Sabendo disso, o próprio mercado começou a criar maneiras de elevar a precisão dessa conta. E agora que você sabe o que é VGV na construção civil ficará mais fácil entender.

Índice Nacional de Custo da Construção (INCC)

O INCC é um índice que tem papel importante no acompanhamento dos custos envolvidos em todas as construções de casas, apartamentos, moradias, etc. Logo, ele leva em conta o custo dos materiais, dos equipamentos, dos serviços e da mão de obra.

O INCC é feito pela Fundação Getúlio Vargas e é um índice usado para corrigir contratos de compra de imóveis durante a execução da obra. Por isso, ele permite uma estimativa mais real do VGV que é feito.

Custo Unitário Básico da Construção (CUB)

O próximo dos indexadores é usado para reajustar os valores das prestações de um imóvel que é comprado na planta e vai até o término da construção do empreendimento. Ele tem variação mensal dos preços dos materiais e da mão de obra.

As contas são feitas a partir de dados da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. É mais raro de ser usado do que o INCC, ainda assim, também serve para reajustar o valor das prestações de um imóvel a ser construído.

Índice de Preços ao Consumidor (IPC)

O IPC é aquele índice que acompanha a variação dos preços de um conjunto de bens ou de serviços. É comum que tenha ligação com despesas de famílias de renda que chega até 33 salários mínimos. É menos comum, mas também pode ser usado junto com o VGV.

Índice Geral de Preços (IGP)

Por fim, uma última dica é usar o IGP junto com o VGV para ter uma conta mais assertiva. O IGP é uma média de vários índices, sendo que a maior parte vai para o IPA (Índice de Preços do Atacado). As outras são: IPC e INCC. Logo, envolve os outros índices citados aqui.

Atualmente, o IGP é usado para medir a inflação do país. Já no ramo imobiliário, é mais comum de ser visto em contratos de aluguéis, sendo a base para os novos reajustes. O interessante dele é que agrega outras áreas, como comércio atacadista, saúde, transporte, etc.

Resumo do que é VGV na construção civil

Através do VGV é possível calcular e estimar o valor máximo que pode ser gasto em um terreno, o padrão do acabamento, a margem de negociação, o valor da publicidade, o preço de cada uma das unidades e ter outros resultados.

Por isso tudo, as construtoras devem estar atentas, cada vez mais, a essa palavra. E existem formas de aumentar a precisão dessa estimativa, como ao considerar o INCC, o IPC e outros índices que foram mencionados acima.