Imagem de background

Veja quais são os programas BIM mais usados na Engenharia Civil [TOP 13]

04 de abril de 2023

Em um dos recentes artigos, explicamos o que é a tecnologia BIM e como ela tem sido usada pelos profissionais que atuam nas obras, como engenheiros e arquitetos. A ideia deste novo conteúdo é trazer os 13 programas BIM mais usados na Engenharia Civil. Confira!

Os programas BIM da Autodesk

A verdade é que não tem como mencionar os programas BIM mais usados na Engenharia Civil sem começar falando do Autodesk, que se tornou a marca de softwares BIM mais conhecida no nosso país. Especialmente, após 2002, quando comprou o Revit.

Uma diferença dos produtos dessa marca é que eles possuem aquele teste gratuito por 30 dias e uma versão educativa que dura 3 anos.

1 – Autodesk Revit BIM

O Revit é o programa BIM mais usado do Brasil e comum no mundo todo. Ele tem recursos como o de modelagem de componentes de construção, de análises e simulação de sistemas/estruturas. Também gera documentos a partir de vários modelos.

Pensando na indústria Civil, considere que ele permite a vinculação de dados com os principais formatos, como IFC, DWG e DGN. Apesar de muito funcional, ele é considerado complexo, ao passo que poucos são os projetistas que conseguem fazer o domínio completo dele.

2 – Autodesk Revit MEP

O próximo programa Autodesk é focado na engenharia de sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos; o que quer dizer que ele pode atuar em vários segmentos. MEP é uma sigla que indica isso, como: estruturas, paredes, telhados, esquadrias, terrenos e documentação.

O Revit MEP é visto com um software que integra vários processos da Engenharia Civil, a partir de um modelo que melhora a comunicação antes mesmo do início da obra. Tem todas as funções de um Autodesk, como análises, simulações e modelos de fabricação.

3 – Autodesk Civil 3D

O terceiro Autodesk da lista é o Civil 3D, um software BIM para documentação e projetos a partir da infraestrutura. O que ele faz é trazer uma melhor experiência de trabalho para modelagens de superfícies, obras lineares, terrenos, águas pluviais, esgoto e plantas.

Por exemplo, considere um levantamento topográfico de terrenos. Assim, ele tem ferramentas que permitem a automatização de lotes e nivelamentos. As linhas do recurso possuem elevação reativa, podendo ser atualizadas conforme as alterações da superfície.

4 – Autodesk 360 BIM

Na busca por quais são os programas BIM mais usados na Engenharia Civil, o 360 BIM da Autodesk tem o seu lugar ao sol porque é um dos mais indicados softwares de gerenciamento de construção. A plataforma conecta equipes e dados em tempo real.

Ao conseguir unir do design a construção, ele apoia na tomada de decisões, elevando os resultados de maneira mais precisa. Na prática, é uma família de produtos com base na tecnologia BIM em nuvem, a partir dos apps: BIM 360 Docs, o Field e o Glue.

Os programas BIM da ACCA

Um pouco menos conhecida que a Autodesk, mas ainda assim bastante reconhecida no mercado nacional; a ACCA traz soluções para a arquitetura, engenharia e Construção Civil. A marca existe desde 1989 e tem softwares BIM fáceis de serem usados.

Os produtos ACCA, líder na Itália, possuem o teste grátis com licença de avaliação por 30 dias. Para professores e estudantes há a opção de licenças sem custo. A empresa é a que tem maior número de certificados IFC no mundo.

5 – Edificius Projeto Arquitetônico BIM

Com esse software dá para fazer tudo de forma profissional, inclusive, integrar recursos. Mas, o que seria esse “fazer tudo”? Algumas respostas são: criar um projeto arquitetônico, projetar espaços interiores, modelar um terreno, criar documentos e apresentações, por exemplo.

6 – Edificius MEP

Se você leu o texto até aqui já entendeu o que é a sigla MEP, certo? Aliás, ainda não a detalhamos, confira: M (Mechanical), E (Eletrical) e P (Pumbiling e Piping). Logo, a nova geração do programa permite a modelagem em 3D desses sistemas.

Um dos diferenciais que ele tem no mercado é o fato de permitir a modelagem de uma instalação de maneira intuitiva em plantas e também em cortes 2D ou 3D. Resumidamente, ele é adaptável a ponto de permitir um desenho automático do que o usuário quiser.

7 – Solarius

A próxima resposta para a pergunta sobre quais são os programas BIM mais usados é o Solarius, da ACCA. Ele é um programa para projetar sistemas fotovoltaicos, sendo uma ferramenta completa e inovadora para o mercado, com simulações dos sistemas.

O Solarius traz soluções para a criação de sistemas menores ou maiores, em qualquer região e contexto; além de ter a vantagem de inclusão de qualquer tipo de painel e inversor. A modelagem 3D é o seu principal diferencial de mercado.

8 – Edilus

O Edilus é um Software de Cálculo Estrutural, como está no seu slogan. A solução BIM traz muitas funções em um único ambiente gráfico, como a modelagem, a análise estática, a visualização de resultados e a geração de relatórios.

Essa tecnologia BIM da construção civil concorda com diversas Normas Brasileiras, como a NBR 6123, que diz sobre os ventos em edificações e a NBR 8681, sendo sobre a segurança nas estruturas.

9 – Primus

O próximo dos programas BIM mais usados na Engenharia Civil, que também é da ACCA é focado no gerenciamento da obra. Ele une vários softwares em um único programa, indo do orçamento ao controle das etapas da construção. Ao todo, são 5 softwares.

São eles: Orçamento, Cronograma, levantamento CAD, levantamento de arquivos BIM e Diários de Obras. Um dos diferenciais é que ele traz acesso gratuito a tabela de preços atualizada de tempos em tempos.

O programa BIM da Graphisoft

A Graphisoft SE é uma empresa de design da Hungria. Ela cria os programas BIM focados em arquitetos, design de interiores e planejadores; ao passo que também faz parte da lista de muitos engenheiros civis.

Para muitos profissionais da área, a marca traz a resposta para a dúvida sobre qual o melhor software para BIM. Isso porque tem o Archicad, que vamos conhecer abaixo. Esse software existe desde 1984 para Windows e Mac Plataformas. Tem o teste gratuito de 30 dias.

10 – Archicad

Esse programa BIM pode ser usado para vários tipos de projetos de arquitetura. Logo, ele é o mais conhecido software BIM para arquitetos, o que não impede o uso por parte dos engenheiros. Permite incorporar o BIMx, um modelo virtual para celular e computador.

Um dos maiores diferenciais é que ele está disponível em uma versão brasileira, aumentando a sua fama entre nós. Tem gráficos que contam com objetos e elementos mais usados no mercado e uma biblioteca paramétrica.

Os programas BIM da Alto QI

A Alto QI é uma empresa brasileira de Florianópolis (SC) que tem experiência no mercado da Construção Civil desde 1989. Atualmente, conta com vários sistemas integrados dentro da tecnologia BIM e com vários softwares BIM para engenheiros e outros profissionais.

Diferente das marcas estrangeiras, a Alto QI não conta com o período gratuito para testes; o que torna a pesquisa sobre os programas ainda mais importante.

11 – QI Builder

A plataforma BIM mais conhecida da Alto QI é para criar projetos hidrossanitários, elétricos, preventivos, de gás, de alvenaria estrutural e outros em um mesmo sistema. O sistema de gráficos e visualização 3D é bastante interessante e com usabilidade simples.

Ao todo, traz 8 soluções, planejadas para cada tipo de projeto construtivo. Todos concordam com as Normas Brasileiras e contam com recursos que otimizam cada etapa de cálculo, modelagem e dimensionamento.

12 – Eberick

Com foco na criação de projetos estruturais moldado in-loco, esse programa abrange todas as etapas de uma construção. Assim, tem um ambiente de CAD próprio, que traz recursos como da modelagem de pilares, vigas, lajes, escadas, muros e assim por diante.

O programa BIM da Last D Software Boulder

A Last D Software Boulder é uma startup que em 1999 criou aquele que seria um dos programas BIM mais usados na Engenharia Civil, o Sketchup. O motivo é simples: a facilidade no uso e a finalidade, que pode ser para qualquer atividade de produtos tridimensionais.

Hoje, existem duas versões do programa BIM: uma que é paga, usada por profissionais e outra que é gratuita, para fins não comerciais. Ele pode ser usado no Windows e no Mac. Em ambas dá para exportar os arquivos no formato 2D, 3D ou outros, como DWG, DXF, OBJ, etc.

13 – Sketchup

É uma ferramenta para criações em 3D das mais fáceis de usar. O Google ficou interessado nessa “obra de arte” e adquiriu o programa. A partir disso, passou a aceitar vários plugins. Por exemplo, o Google Earth, o Physics, o MicroStation, entre outros.

Um fato curioso é que sempre que se fala em programa BIM gratuito para baixar, o Sketchup é mencionado como melhor solução. O software de modelagem funciona na internet, através da nuvem e permite levar projetos para qualquer lugar.

Curiosidade: O aplicativo de modelagem com licença livre

Pode ser que em um futuro breve esse se torne um dos melhores softwares para BIM do mercado. No entanto, ainda não faz parte da lista dos mais conhecidos porque ainda está em desenvolvimento. De todo modo, vale a pena conhecê-lo.

O FreeCad não tem esse nome por acaso, ele realmente é livre de licenças, sendo um programa de modelagem paramétrica CAD e CAE em 3D. Assim, dá para baixar diretamente da internet para criar e modelar objetos em 3D com precisão.

Se você for fazer isso agora, lembre-se que ele ainda está sendo aprimorado. Logo, ainda faltam recursos que podem ser importantes, especialmente na comparação com os outros programas que vimos acima. Ele é aceito no Windows, Mac e Linux.