Imagem de background

A escolha de portas e janelas interfere no isolamento acústico dos ambientes – Entenda

23 de maio de 2023

O isolamento acústico dos ambientes é um artigo da arquitetura que tem sido muito estudado nos últimos tempos devido às vantagens que traz para os moradores. Ele pode acontecer a partir do piso, parede e teto, mas também das portas e janelas.

O tema vai de encontro com a NBR 15.575 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que lista as características indispensáveis para uma obra de edificação habitacional com foco no conforto dos moradores.

Falar desse assunto é de grande importância para construtoras e profissionais responsáveis pelos empreendimentos, já que portas e janelas são cruciais para a acústica de um ambiente fechado, o que pode tornar o lugar menos vulnerável a barulhos.

A grande virada de chave deste conteúdo está em entender que não basta se preocupar apenas com paredes e divisórias porque se as portas e janelas não forem as corretas para cada cômodo, o sistema de isolamento será comprometido.

As portas e janelas no isolamento acústico

A vedação de sons em ambientes deve considerar as partes fixas e móveis, como paredes e portas, em todo projeto. Até mesmo porque há situações em que existe a ligação dos ambientes externos e internos, seja um corredor, um hall ou a rua.

A partir disso, o que fazer para garantir a qualidade e o conforto das pessoas em ambientes residenciais ou corporativos? Uma das melhores respostas tem a ver com a especificação correta das esquadrias que podem isolar o som externo.

Isso vai de encontro com o grau de privacidade desejado pelos arquitetos e engenheiros. É a partir disso que dá para ter o isolamento necessário, considerando também a identificação da fonte sonora. 

É com esse estudo que se chega a melhor solução para o conforto acústico.

Os componentes de vedação de portas e janelas

Os tipos de materiais das portas e janelas diz muito sobre o desempenho acústico delas. Por exemplo, as de alumínio possuem uma grande variedade de elementos de vedação que contribuem para o sucesso do isolamento acústico.

Além disso, também é preciso avaliar a qualidade da vedação e a melhor espessura para o vidro. Afinal, o isolamento envolve a parte da folha, dos perfis e dos componentes todo. Entre eles, borrachas e vedações.

Se você não entendeu essa parte, saiba que os componentes, também chamados de acessórios das esquadrias, são vitais em um projeto de instalação de portas e janelas porque podem viabilizar o melhor resultado acústico para o ambiente.

Eles podem inibir as frestas entre os vãos (porta e batente, por exemplo). Assim como as dobradiças, que precisam garantir a sustentação do peso próprio da folha e, dessa forma, a sua vedação.

As vantagens do isolamento acústico dos ambientes

Quem mora em apartamentos pode ter mais problemas com os barulhos do que quem mora em casas. Só que independentemente do tipo de imóvel, é possível solucionar essa questão a partir do isolamento acústico.

O isolamento acústico dos ambientes nada mais é do que a capacidade que alguns materiais possuem para bloquear o ruído. A ideia é simples: isolar o barulho externo, trazendo mais conforto para a área interna e mais qualidade de vida para os moradores.

Confira algumas das vantagens de se investir no isolamento acústico.

Mais privacidade

O isolamento acústico possibilita o bloqueio dos sons externos e internos. Ao passo que conversas não serão ouvidas – os vizinhos do prédio não saberão sobre o que os moradores estão falando e vice-versa. Inclusive, dá até para ouvir filmes em um volume mais alto e sem atrapalhar os apartamentos ao lado.

Mais concentração

Com a pandemia, muitas mudanças aconteceram no cotidiano das famílias brasileiras. Hoje, é bem mais comum encontrar quem estude ou trabalhe de casa. Nessas situações, manter a concentração e o foco é uma necessidade que não pode ser obstruída por sons externos. O isolamento acústico permite dias em silêncio.

Melhor noite de sono

A boa noite de sono é um cuidado com a saúde que deve acontecer. Para quem sofre com estresses noturnos ou cansaço mental causado por barulhos de fora, o investimento no isolamento acústico faz sentido para melhorar o bem-estar durante esse momento. As noites de sono são possíveis em ambientes mais calmos e silenciosos.

Curiosidade: os decibéis são indicados para cada ambiente

Uma curiosidade que vale a pena mencionar vem de outra norma, a ABNT 10.151. Ela diz que o índice ideal para o conforto acústico em dormitórios deve ser de 45 decibéis e 50 decibéis para sala de estar. 

Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) menciona que uma boa noite de sono vai acontecer quando a entrada de ruído no quarto fica em até 30 decibéis.

A partir das afirmações, considere a possibilidade de melhorar o isolamento acústico dos ambientes, chegando próximo aos decibéis recomendados pelas normas e pela OMS. Esse cuidado pode fazer com que os índices caiam de 85 decibéis para 40 decibéis em avenidas, por exemplo.

Como melhorar o isolamento acústico com portas e janelas

No caso das esquadrias, o vidro usado é um fator decisivo no isolamento acústico. A escolha correta da espessura somada aos componentes de vedação adequados é possível evitar a propagação do som.

Essa é uma das maneiras mais inteligentes de investir no isolamento acústico de novas obras. Se um empreendimento for construído sem esse cuidado, as tentativas de abafar o som de maneira caseira podem ser opções, mas nem sempre vão funcionar da forma desejada.

Há situações em que o uso de tapetes, carpetes, cortinas e plantas são tentativas de interromper o barulho externo podem funcionar, só que de uma forma totalmente improvisada.

Ao passo que uma construtora deve antecipar esse problema a partir da instalação de esquadrias que permitam o isolamento acústico.

A Pró-Acústica e os produtos de qualidade

A Pró-Acústica é a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica, sendo uma entidade que congrega empresas e profissionais acerca do tema. Existe desde 2010 e trata da importância da qualidade acústica nas edificações e no meio ambiente como fator de bem-estar e saúde pública.

Um ótimo exemplo para entender a importância da Pró-Acústica é considerar que após a instalação dos acessórios nas esquadrias, o ideal é que se faça testes para garantir o resultado da fixação dos componentes. As medições em laboratórios vão informar sobre o isolamento global do sistema.

Conforme a NBR 15.575 traz, há uma acentuada preocupação por partes dos profissionais para ter o conhecimento sobre a acústica de ambientes para encontrarem os melhores produtos do mercado. Os estudos estão sendo feitos em torno das edificações e seus desdobramentos.

Na dúvida, não arrisque! 

Os produtos da ESAF possuem o selo da Pró-Acústica, o que indica de qualidade e podem ser instalados conforme o melhor isolamento acústico possível para cada ambiente.

Leia o guia abaixo e descubra os principais passos para comprar a esquadria correta para a sua obra. Essa decisão é muito importante para garantir o conforto dos moradores a partir do isolamento acústico!