Imagem de background

Conheça 5 tendências na construção civil em 2022 focadas nos clientes

28 de dezembro de 2021

Ainda que o assunto dos empreendimentos pareça estar longe desse consumidor final, considere que ele está cada vez mais interessado em todo processo. Por isso, saber das tendências na construção civil para 2022 é interessante para construtores e incorporadores. O cliente quer uma entrega rápida e um empreendimento sustentável.

Conforme o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatísticas, o IBGE, 94% dos brasileiros se preocupam com o meio ambiente. Dessa forma, o poder de decisão do futuro comprador tem influência a partir dos conceitos e das estratégias sustentáveis que estão acerca do mercado imobiliário e da construção civil.

Abaixo estão 5 tendências que dizem muito ao cliente sobre uma construção, que pode ser a futura propriedade dele. Isso começa no uso de materiais e recursos que respeitam a natureza e chega até a responsabilidade de se entregar um empreendimento conforme o prazo. Veja!

1 – Os projetos sustentáveis

Se tem algo que não poderia faltar nessa lista de tendências na construção civil em 2022 e isso já vem há alguns anos é a ideia dos projetos sustentáveis. Aliás, eles já são uma realidade, só que ainda existe um grande mercado para ser explorado.

O conceito por trás é o de contribuir com o meio ambiente, respeitando a natureza e aplicando a sustentabilidade em cada fase da obra. Para isso, o projeto como um todo é pensado para ser mais verde e mais ecológico.

Além da ideia de ter esse selo de sustentabilidade, saiba que o mercado da construção civil tem mostrado que é possível usar esse tipo de projeto visando a redução de custo e a economia verde.

2 – O uso de materiais sustentáveis

Há mais de uma década os estudiosos estão desenvolvendo novas tecnologias para a construção pensando na matéria-prima que é usada nesse setor. O objetivo é claro: criar produtos resistentes para esse tipo de obra e, ao mesmo tempo, limpos.

Melhor ainda se eles forem econômicos. Por isso é que se houve falar tanto em concreto inteligente (que usa silicato de sódio), o bioconcreto (com uso de bactérias), nanotubos de carbono, aerogel (estrutura de sílica) e muitos outros.

E sobre esse assunto é possível lembrar que o alumínio sempre é visto como um dos materiais do futuro na construção justamente por ser totalmente reciclável. Assim, independente do processo, ele não perde as propriedades físico-químicas e sempre pode ser reciclado.

5 vantagens das esquadrias de alumínio em projetos de construção de imóveis

3 – O gerenciamento do tempo

Pode parecer uma loucura! Mas, é verdade. O gerenciamento de tempo em todo processo da construção civil ainda tem uma defasagem bem grande por parte das empresas ligadas ao setor. Na contramão, há estudos e tecnologias que atuam em favor disso.

Hoje em dia, é possível saber qual será o tempo usado para cada atividade que vai acontecer durante uma construção. Mais do que isso, é possível considerar os impactos de cada tarefa no processo final. O resultado é a chance de se planejar melhor e com mais produtividade.

Com a otimização do tempo de trabalho e a prevenção de atrasos, será possível adiantar os serviços da obra ou simplesmente cumprir os prazos estimados desde o início. E nesse ponto, a escolha dos melhores fornecedores também importa para o cumprimento do prazo!

4 – O atendimento ao cliente

Até algum tempo atrás, a relação entre construtora e clientes era um tanto quanto fria. Porém, na atualidade, é possível se arriscar a dizer que isso tem se apresentado como um diferencial competitivo no mercado.

É por isso que, cada vez mais, as novidades na construção civil vão além da tecnologia e dos números. Há de se pensar em fatores humanos, como o relacionamento com os clientes. Uma saída inteligente é a comunicação transparente e sólida.

Assim, nota-se que o atraso na entrega das obras é um dos fatores de mais reclamação nesse setor. Então, além de se planejar para evitar a problemática, também é preciso considerar uma relação mais humana e verdadeira com o cliente.

5 – As estruturas pré-fabricadas

Elas também são chamadas de construções modulares e entram na listagem de tendências na construção civil em 2022. Mas, quais os benefícios dela? A primeira vantagem tem a ver com a otimização das operações. Depois, vem o aumento da segurança e a qualidade dos projetos.

O conceito por trás dessa inovação na construção civil tem a ver com um processo que une módulos individuais, que são fabricados em linhas de montagem padronizadas. Na sequência, eles são levados até a obra, onde são montados de maneira mais ágil.

Esse tipo de avanço na construção civil chegou até as casas de luxo, condomínios residenciais, hospitais e centros comerciais, além de outras grandes construções da modernidade. Essas estruturas podem ser feitas de vários materiais ecológicos, inclusive, o bambu.

Bônus: saiba como lidar com as entregas fora do prazo

Entre todos os pontos acima fica claro que a sustentabilidade é um dos pontos mais importantes e que ditam as tendências na construção civil em 2022. Ao mesmo tempo, é possível notar que isso está totalmente ligado ao cliente final, que é o comprador.

E ainda que a construtora se responsabilize por usar métodos e estratégias para uma construção mais verde, atualmente o problema no atraso das entregas das obras ainda é uma das maiores problemáticas de toda a indústria.

Para quem se preocupa com a opinião do cliente e o atendimento pós-venda, a boa notícia é que existem meios de solucionar esse tipo de problema de entrega de produtos por parte do fornecedor. A última matéria publicada no blog fala exatamente sobre isso. Leia.

Como lidar com entregas fora do prazo? 7 insights para solucionar problemas de entrega com o fornecedor